X
EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Reunião de Núcleo do Programa Despertar é realizada em Itabela

Feito alinhamento daquilo que foi executado dentro do plano de ação do programa, verificando quais as ações que terão continuidade
Postada em 13/06/2018 11:01:32 - Atualizada em 14/06/2018 14:47:04

 

Realizada nesta terça-feira (12) no auditório do Sindicato dos Produtores Rurais de Itabela a reunião de Núcleo Extremo Sul do Programa Despertar, programa de educação ambiental do Senar, tendo como objetivo alinhar as ações do Programa nos municípios e prospectar as novas ações até o fim do ano, quando foi feito acompanhamento dos municípios participantes, com as presenças dos coordenadores de Itabela, Medeiros Neto, Itapebi, Porto Seguro e Belmonte.

 

Jaqueline Érico /Coordenadora do Programa Despertar

 

Segundo a coordenadora do Programa Despertar, Jaqueline Érico, foi feito durante o exaustivo dia de trabalho o alinhamento daquilo que foi executado dentro do plano de ação do programa, verificando quais as ações que terão continuidade.

 

 

A Secretária Municipal de Educação, Christiany Coelho, se disse apaixonada pelo Programa Despertar, por mostrar que o campo precisa ser valorizado, que as crianças saíram do campo por não ter uma atenção dentro da área rural, e hoje eles percebem que existem várias vertentes que eles podem utilizar para se manterem, para manterem suas famílias.

 

O papel da educação é motivar, proporcionar oportunidade de escolha, levar o conhecimento aos alunos para eles almejarem um futuro melhor.

 

Ressaltou a satisfação com o trabalho feito no município pela Coordenação da  professora Neci Tourinho e pela Diretora do Campo, professora Erlândia, e lembrou as dificuldades enfrentadas, mas que novos caminhos e novos olhares foram e estão sendo abertos.

 

Christiany sugeriu à coordenação do Programa Despertar que o mesmo seja também levado até o público estudantil da área urbana, ou que o município possa implementá-lo com a sua equipe, diante do crescimento do empreendedorismo agrícola, expandindo o conhecimento do campo, ainda que existindo disciplinas específicas, mas que não tem o foco do Programa Despertar, no que recebeu sinalização positiva, tendo a senhora Jaqueline, coordenadora do Projeto, dito que esse leito também já tem sido feito por outros municípios, e que o Senar aguarda a mudança de direção, que ocorrerá brevemente, para estudar as alterações sugeridas no projeto.

 

Rui Dias / Gerente Técnico do Senar

 

Presente na reunião, o Gerente Técnico do Senar, Rui Dias, disse da importância do Programa Despertar para a Faeb e para o Senar, o qual vem tomando uma dimensão macro, lembrando que o Dr. Humberto Miranda, presidente da Faeb em exercício, com o afastamento do Dr. João Martins para assumir a presidência da CNA, vai dar sequência a esse projeto que ele próprio abraçou com toda dedicação quando então presidente de sindicato e prefeito.

 

Convidado a participar da abertura da reunião, Idalício Viana ouviu de Rui Dias agradecimentos pela sua contribuição e dedicação às causas do sindicato e do setor produtivo, com participação ativa em todos os momentos e sempre que é chamado a colaborar.

 

 

Rui destacou ainda que o mundo gira em torno do setor agrícola, que o agronegócio envolve o grande, o médio, o pequeno, o agricultor familiar, que o Programa Despertar está preparando os jovens, os futuros técnicos, especialistas, empreendedores, e lembrou o carinho e o respeito com todos os professores, e no caso presente, com os da zona rural, que estão preparando a base do amanhã no campo, requerendo que os poderes públicos municipal, estadual e federal entendam a importância dos professores em todo o processo, finalizando ao dizer: “Nós da Faeb, do Senar, do Sindicato temos esse carinho, esse reconhecimento, não medimos esforços”.

 

 

A coordenadora do projeto em Itabela, professora Necy Tourinho, disse ter aprendido muito com Jaqueline, coordenadora do Programa Despertar, agradeceu à secretária municipal de educação, ao prefeito por ter abraçado o programa, à Diretora do Campo, professora Erlândia, e a toda a equipe que trabalha na escola do campo.

 



 

Por: CliC101 | Idalício Viana

 

contato@clic101.com.br
73 98108.5898 | 73 8112.0914

© 2013 - 2016 todos os direitos reservados www.clic101.com.br
CliC101 Mais Conteúdo. Desenvolvido por: Welisvelton Cabral