home > noticias >

ITABELA

Escola Lúcio Ferreira - Sem aulas normais a mais de uma semana por falta de água


Por: Cli101
Publicado em 29/07/2014 10:18

Publicidade


Diante da situação vivida por alunos e funcionários da Escola Municipal Lúcio Ferreira, localizada no Bairro Bandeirante em Itabela, pais de alunos chamaram a equipe do Portal Clic101, juntamente com o apresentador Eronildo Divino, para mostrar a triste situação. Há mais de uma semana a escola enfrenta falta de água. 

Por esse motivo, a carga horária ficou comprometida com a necessidade de liberação dos alunos, mais cedo que o normal.

Com a falta d’água problemas como mau cheiro nos sanitários, pias abarrotadas de louças sujas, bebedouros sem água, entre outros, levaram pais e alunos a pedirem a paralisação total na manhã desta segunda-feira (28).

“Eu estou aqui para reclamar que as crianças da Escola Lúcio Ferreira não estão tendo água, não está tendo merenda, não está tendo gás [...] Minha filha chegou em casa essa semana reclamando que não pode fazer xixi porque o banheiro estava imundo. Agora eu te pergunto, em que mundo nós estamos vivendo? [...]”, disse a senhora Ivanir de Jesus Lima, mãe de uma aluna do quarto ano. Completou ainda dizendo “[...] sempre no Lúcio Ferreira é assim [...], quando chega merenda não chega o gás, agora está ai, não tem nada [...]”.

Nossa equipe ouviu também o pai de uma aluna, o qual faz parte do “Conselho dos Pais”, senhor José Dias, que se manifestou da seguinte forma: “[..]nos estamos pedindo socorro para que o Secretário [Secretário de Educação, Emanoel Souza], seja quem for que puder nos socorrer [...] a educação fala que as crianças são a esperança do amanhã, mas o que estamos fazendo com esperança do amanhã? Limitando cada vez mais?”.

 

Os alunos também se manifestaram em relação aos diversos problemas, e fizeram questão que nossa equipe registrasse os descasos. Alguns problemas no telhado, carteiras quebradas, mau cheiro, segundo eles, vindo da fossa nas proximidades de uma das salas de aula. 

   

Uma das reclamações foi a “falta de presença da Diretora”. Enquanto estávamos na Escola, a Diretora Rosely Alves foi contatada e foi ao local falar com nossa equipe. Rosely afirmou que a única coisa que estava em falta na escola era apenas a água, problemas de competência da Embasa. Em relação a sua “ausência” dentro da escola, a diretora explicou que existem problemas que precisam ser tratados fora da unidade e que seria desses problemas que ela estaria cuidando. 

Diante do problema principal, nossa equipe dirigiu-se ao escritório da Embasa em Itabela, onde fomos recebidos pelo Gerente Benjamin José de Oliveira que não quis gravar entrevista, mas afirmou que o problema da escola seria interno. Mesmo assim o gerente mandou encanadores ao local para verificar. Lá foi constatado que a água não estava chegando ao hidrômetro e que o problema da falta d’água era sim de competência da Embasa. O problema foi solucionado.

Enquanto acompanhávamos o trabalho da Embasa, também chegou ao local um “Limpa fossa” que esvaziaria a fossa causadora do odor fétido.





Tags:





Comentários do público:

Publicidade
0