home > noticias >

REINTEGRAÇÃO DE POSSE – Indígenas resistem e polícia usa bombas de efeito moral

A reportagem do Clic101 e um grande número de jornalistas e cinegrafistas não pôde ter acesso ao local da operação, por questões de segurança

Por: Clic101
Publicado em 26/11/2014 03:57

Publicidade

Hoje (26/11) por volta das 05h00 da manhã, homens da Polícia Federal, Polícia Militar, CIPE Mata Atlântica e Polícia Rodoviária Federal estiveram mobilizadas para cumprimento de mandado de reintegração de posse de 15 propriedades rurais invadidas por indígenas na região do Povoado de São João do Monte (Montinho), município de Itabela.

 

Na altura do Km 778 da BR-101, próximo a Montinho, onde teve início a operação, os policiais encontraram resistência por parte dos indígenas, tendo feito uso de bombas de efeito moral para controlar a situação.

Batendo em retirada, os indígenas saíram quebrando pontes e ateando fogo pelo trajeto, atingindo pastagens, matas nativas e áreas produtivas de cacau, como informou um dos proprietários, provocando muita fumaça em toda a região.

No local estavam o Comandante da Polícia Militar, Major Cleber Santos, um dos Delegados da Polícia Federal, Jones Leite, viaturas do SAMU, trator e carros de apoio.

Duas pontes foram destruídas, na Fazenda Boa Vista e Fazenda Brasília, sendo recuperadas rapidamente para passagem dos veículos dos policiais e carros de apoio.

Um grande número de jornalistas fazia a cobertura da operação, mas ninguém foi autorizado a entrar na área, por questões de segurança.

Até por volta do meio dia, segundo informações da polícia, 5 propriedades já haviam sido reintegradas, e até o final da tarde todas as outras serão entregues aos seus proprietários, inclusive a Fazenda Brasília, de onde teriam desaparecido cerca de 900 cabeças de gado, num prejuízo só aí de mais de 1 milhão de reais, além da destruição de instalações e pastagens.

Algumas informações ouvidas no local, não confirmadas pela polícia, davam conta da presença entre os indígenas de pessoas estranhas ao grupo, entre os quais estariam foragidos da justiça, e também de que teria sido preso o cacique Alfredo da Aldeia Boca da Mata.

Pelo menos cinco motocicletas e um automóvel foram apreendidos e retirados pela polícia e passarão por perícia.









Comentários do público:

Publicidade
0