home > noticias >

FESTA DO CAFÉ 2015 EM ITABELA É DEFINITIVAMENTE CANCELADA


Por: Clic101 /
Publicado em 29/06/2015 07:21

Publicidade

Informação confirmada: a 11ª edição da Festa do Café está definitivamente cancelada.

A falta de informações à imprensa vinha deixando o público e o setor produtivo sem saber o que de fato estava acontecendo.

Imagem ilustrativa

Na última sexta-feira (26) a reportagem do CLIC 101 procurou obter junto ao presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Itabela, Ednardo Oliveira, informações concretas sobre o assunto, mas mesmo tendo sido colocado um posicionamento de ainda ter que ser consultada a diretoria, situação que já tinha acontecido em outras oportunidades, o fato é que a frase pronunciada no final do evento do ano passado - “Até 14/08/2015 com a 11ª Festa do Café”  já pode ser retirada do calendário por que a  FESTA DO CAFÉ 2015 está definitivamente cancelada.

O motivo, não informado oficialmente, mas apurado pela reportagem, seria a crise na economia, dificuldades no setor da cafeicultura e com patrocinadores, o crescimento do evento, chegando-se a cogitar a realização da festa a cada dois anos e não anualmente, como até então.

Participação do município

Há cerca de trinta dias, a reportagem do CLIC 101 ouviu do prefeito de Itabela, Paulo Ernesto Pessanha da Silva, o seguinte depoimento: “Não vamos deixar de participar da Festa do Café, a prefeitura vai fazer numa escala menor também, não vamos fazer uma festa tão grande como nos anos passados”; “Eu gosto muito de fazer festa, só que existem momentos e momentos, o momento esse não é oportuno, é um momento de controle dos gastos públicos, a gente não sabe o que pode acontecer pela frente; mas vamos fazer a Festa do Café”.

Consequências

Desde sua primeira edição, nunca foi fácil realizar a Festa do Café, chegando a mesma a ficar algum tempo sem ser realizada, o que dificultou em muito a sua retomada e inserção no calendário municipal, como um dos mais importantes eventos do setor do agronegócio.

Com o cancelamento, os prejuízos podem ser muito grandes não só para o setor do agronegócio. O comércio na cidade de Itabela perde mais uma rara oportunidade para alavancar as suas vendas, com empresários já tendo se preparado com estoques, especialmente no segmento de confecções e serviços.

Sem entrar em maiores detalhes, pode ter havido uma vontade exacerbada de alavancar o crescimento do evento em curto espaço de tempo, esquecendo-se, no fundo, de um planejamento consistente, deixando de lado o crescimento de forma sustentável.

A comunidade e todos os setores produtivos de Itabela, que não tiveram absolutamente nenhuma indicação de que estivéssemos no Natal e Ano Novo, muito menos carnaval, que passou o aniversário de emancipação política literalmente em branco, sem qualquer manifestação cívica, sem sequer o hasteamento da bandeira, agora leva mais um duro golpe, com o cancelamento da Festa do Café.

Vamos ver o que os responsáveis maiores, prefeitura municipal e sindicato, vão dizer à comunidade, “em nota oficial”, como foi sugerido à nossa reportagem aguardar.



Tags:





Comentários do público:

Publicidade
0