home > noticias >

CARTILHA - Direitos e deveres de trabalhadores e empregadores domésticos

O guia reúne também as leis que regulamentam o emprego doméstico

Por: Clic101 / Agência Brasil
Publicado em 28/07/2015 10:00

Publicidade

Com o advento da lei que estabelece a igualdade de direitos entre os trabalhadores domésticos os demais trabalhadores urbanos e rurais, acaba de ser publicada a Cartilha PEC das Domésticas, com esclarecimentos sobre os direitos e deveres dos empregados e empregadores domésticos.

Lançada pelo Instituto Doméstica Legal, a cartilha apresenta os conceitos de empregado doméstico e diarista e traz informações sobre assinatura da Carteira de Trabalho, descontos e benefícios do trabalhador, custos e deveres do empregador, entre outros assuntos. O guia reúne também as leis que regulamentam o emprego doméstico.

A emenda constitucional foi promulgada em abril de 2013, mas muitos direitos reivindicados pelos empregados só foram regulamentados este ano, como o seguro-desemprego, o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), o adicional noturno e a indenização em caso de demissão sem justa causa. Alguns dos itens regulamentados tem até 120 dias para começarem a valer a partir da publicação da lei.

Como é uma regulamentação nova, as pessoas ainda têm muitas dúvidas sobre as normas e os prazos de início da vigência. Ele disse que "a ficha vai cair a partir de outubro”, quando os empregadores, que hoje recolhem 12% para a Previdência Social sobre o salário do empregado, passarão a recolher 20% em tributos, segundo o presidente do Instituto Doméstica Legal, Mario Avelino, esclarecendo ainda que muitas obrigações não financeiras já estão valendo, como o controle de ponto e os adicionais noturno e de viagem. “A lei está justa, equilibrada e exequível. Ela é boa, vai ser benéfica e minimizar a situação de informalidade. E a cartilha foi criada para tirar as dúvidas e conscientizar os dois lados”, disse.

CLIC aqui e acesse a cartilha.

Receba o material gratuitamente por e-mail acessando o site Doméstica Legal.



Tags:





Comentários do público:

Publicidade
0