A diretoria do Sistema FAEB esteve reunida, na manhã desta sexta-feira, com os presidentes dos Sindicatos Rurais do Extremo Sul do estado, para tratar das necessidades e ações a serem implantadas na região. O encontro aconteceu Na cidade de Teixeira de Freitas. “É o momento de discutir as ações do Senar Bahia com os Sindicatos dos Produtores Rurais da região, aproximando a Federação dos presidentes de sindicatos e dos produtores. E isso faz parte de um cronograma de reuniões regionais que o Sistema FAEB está fazendo no intuito de aprimorar cada vez mais as nossas ações”, explicou o vice-presidente da FAEB, Humberto Miranda.
Durante a reunião, foi discutido o local onde será instalado o novo Centro de Capacitação Regional do Senar Bahia no Extremo Sul, seguindo o mesmo modelo dos centros de Feira de Santana, Luís Eduardo Magalhães, Gandu e Senhor do Bonfim. “Foi feita uma apresentação sobre a educação formal do Senar Bahia, destacando a importância da implantação do Centro que vai funcionar como polo da rede E-Tec e futuramente da Faculdade CNA na região”, pontuou Carine Magalhães, Superintendente do Senar Bahia.
Depois da apresentação geral, representantes dos municípios de Teixeira de Freitas e de Itamaraju expuseram suas condições pleiteando sediar o Centro. Teixeira de Freitas falou da sua expertise em educação à distância e disponibilização de estrutura no atual Parque de Exposições, para onde seria direcionada instalação e funcionamento de todos os órgãos ligados ao meio rural.
Já Itamaraju relatou decisão tomada desde novembro de 2016 em reunião dos sindicatos da região, onde já teria sido decidida sua sede para instalação do Centro.
Itabela pode ser a solução
Sem entrar na discussão acalorada, Itabela se posiciona como alternativa concreta para resolver a questão, já que poderia contar com as instalações existentes na área da Estação de Zootecnia da Ceplac, inclusive dando aproveitamento à antiga escola agrícola, já que o projeto do Centro teria recursos para os investimentos necessários em estrutura e equipamentos, além de estar a meio caminho entre os dois extremos para facilitar o acesso dos 21 municípios que fazem parte da região.
Estiveram presentes também na reunião o vice-presidente Administrativo e Financeiro da FAEB, Edson Diogo; o vice-presidente de Desenvolvimento Agropecuário da FAEB, Guilherme Moura; Gerente Técnico do Senar, Rui Dias; Gerente e coordenadora de programas, respectivamente, Raul Magno e Ellen Borges; gerente regional do Sebrae Extremo Sul, Alex Brito; presidentes dos Sindicatos de Itabela, Eunápolis, Porto Seguro, Itamaraju, Belmonte, Ibirapuã, Itanhém, Itapebi, Lajedão, Medeiros Neto, Prado, Caravelas e Teixeira de Freitas; e secretários de Agricultura de municípios da região.