home > noticias >

AGROPECUÁRIA

Dirigentes da Faeb/Senar e sindicatos do extremo sul se reúnem em Teixeira de Freitas


Por: CliC101 | Idalício Viana
Publicado em 08/04/2017 09:34

Publicidade

Conduzida pelo vice-presidente da Federação, Humberto Miranda, foi realizada nesta sexta-feira (7) no salão de eventos do Lord Hotel em Teixeira de Freitas, reunião dos sindicatos da região extremo sul da Bahia.

 

Entre os relevantes assuntos tratados, o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Itabela, Ricardo Covre, falou em especial da preocupação com as questões ambientais, outorgas, situações que têm atingido em cheio o setor produtivo; falou da insegurança jurídica para trabalhar e investir; ressaltou a importância da lei de utilidade pública para o sindicato; e agradeceu à CNA, FAEB, ao presidente Dr. João Martins, pelo empenho no encaminhamento de soluções diante das recentes demandas relativas à importação de café.

 

A questão do imposto sindical foi amplamente discutida, com opiniões de que os bons e corretos aplicadores dos recursos, como o sistema CNA/FAEB/SENAR, podem vir a ser prejudicados por estarem sendo tratados pelo mesmo critério aplicado a entidades que fazem mau uso dos referidos recursos e sequer são fiscalizadas pelos órgãos federais e estaduais.

 

Eliane Meneses, que voltou à presidência do sindicato de Eunápolis, enfatizou a necessidade de cursos de gestão sindical, qualificação para dirigentes e colaboradores dos sindicatos, para minimar e até extinguir problemas administrativos e de relacionamento, de más informações que só fazem prejudicar a atividade, não levando aos associados e a todos que procuram a entidade, informações corretas e ágeis sobre questões corriqueiras do meio rural.

O vice-presidente da Faeb, Humberto Miranda, enfatizou o sucateamento da ADAB, cujas consequências são a perda de todas as conquistas do agronegócio, ficando tudo sujeito a ir por água a baixo, com escritórios fechados até por falta de energia, exemplo de Teixeira de Freitas. Para Humberto, os únicos municípios onde a Adab continua funcionando, ainda que de forma precária, são aqueles onde as prefeituras disponibilizam local e funcionário, mas ainda assim em alguns deles por um ou dois dias na semana.

 

O vice-presidente falou ainda sobre a reativação do Fundap, como forma de criar mecanismos para que o produtor não venha ser prejudicado e possa ser indenizado, na eventualidade do seu rebanho vir a ser condenado a abate por alguma possível ação e decisão dos órgãos de fiscalização sanitária animal.

 

Guilherme Moura, vice-presidente de Desenvolvimento Agropecuário da FAEB, passou aos presentes informações sobre renegociação de dívida rural, cujo tema será objeto de palestra e esclarecimento de dúvidas com especialista que estará agendando para tratar do tema com os produtores da região, mas lembrando que a negociação é para dívidas contraídas até o ano de 2011, tratada pelo valor nominal do contrato.

Sobre o SEFIR, Guilherme ressaltou que é de responsabilidade do Estado para propriedades com menos de 4 módulos rurais, e que se o produtor não for atendido, ele deve protocolar carta manifestando sua disponibilidade para fazer o Sefir, preservando alguma futura ação por eventual descumprimento do prazo estabelecido para efetivação do cadastramento.

Ao final do encontro, o gerente técnico do Senar, Rui Dias, lembrou que os dirigentes do sindicato precisam pensar grande, pensar no extremo sul, reivindicar infraestrutura para a região com a maior diversidade estadual da produção agrícola.

 

Entre os sindicatos da região extremo sul, registramos a participação dos municípios de Itabela, Eunápolis, Porto Seguro, Itamaraju, Belmonte, Ibirapuã, Itanhém, Itapebi, Lajedão, Medeiros Neto, Prado, Caravelas e Teixeira de Freitas.









Comentários do público:

Publicidade
0