A classe produtora de Itamaraju e região foi brindada com relevantes conhecimentos transmitidos por renomadas personalidades do setor da agropecuária que estiveram presentes na ExpoAgro 2017.
O secretário de Agricultura do Espírito Santo, Octaciano Neto, disse que até o ano 2050 a produção mundial de alimentos precisa crescer 60%, dos quais 90% devem ser por incremento da produtividade; falou que a água é uma questão a ser tratada nos Comitês de Bacia, e ressaltou a importância da construção de barragens em seu estado, cujo número passou de 70 para cerca de 2.000 recentemente, para enfrentamento da crise hídrica.
O prefeito da cidade mineira de Carlos Chagas, Dr. Acácio Azevedo citou o apoio do seu município à classe produtora, que sofreu uma perda de 30 mil bovinos nos últimos dois anos, ressaltando o fato de que em seu município todas os problemas políticos se encerram no último dia da eleição, e a partir daí todos se juntam no objetivo único de buscar o bem comum, o desenvolvimento do município, finalizando ao dizer que em seu município já foram realizados cercamento e proteção de cerca de mil nascentes.
Já o Dr. Nabih Amin El Aouar - presidente da Sssociação Capixaba de Criadores de Nelore, traçou um histórico da pecuária de corte, lembrou que desde 2004 o Brasil é o maior exportador mundial de carne, sendo a pecuária a única atividade presente em todos os municípios brasileiros, com 210 milhões de animais e 167 milhões de hectares, ressaltando que no país existem cerca de 60% de área preservada.
Para Dr. Nabi, o segredo do sucesso está no planejamento estratégico, execução desse planejamento, oferecimento de boas condições de trabalho, mérito, participação efetiva do proprietário mudando e adequando o quadro de colaboradores, e promovendo análise e registro dos índices programados.
Citando os municípios de Ecoporanga/ES, Carlos Chagas/MG e Itamaraju/BA como expoentes na produção pecuária, Dr. Nabi lembrou que falta integração entre todos os setores, que não temos forma homogênea de produção, e somente por isso somos considerados abaixo de outros países que não tem o mesmo potencial do Brasil no setor.
Após o encerramento das palestras, foi dado início ao Leilão de Gado de Corte realizado pela Rancho Leilões, com cerca de 500 animais de alta qualidade, mostrando a força da pecuária da região.