Entre as novidades anunciadas pelo presidente do Sindicato dos Produtores Rurais – Ricardo Covre para a 11ª Festa do Café, de 4 a 6 de agosto, está a realização do 1º Concurso de Qualidade do Café Conilon de Itabela.
Para Arthur Fiorot, especialista internacional e degustador profissional, que coordenará o concurso, o primeiro do gênero na Bahia, o mais importante não é o produtor ganhar o prêmio, mas conhecer o estágio em que se encontra o café que produz, para evoluir cada vez mais.
A classificação leva em consideração dez atributos, e a análise será realizada no Laboratório Robusta Coffee na cidade de Pinheiros, no Espírito Santo.
Os classificados de 6º a 10º lugares receberão certificados, e os cinco primeiros terão prêmios a serem ainda definidos junto aos patrocinadores.
Segundo informou Fiorot, o concurso é uma ferramenta para agregar valor ao café, e é um patrimônio do Sindicato dos Produtores Rurais de Itabela, que fará bom uso pelos próximos anos, evoluindo cada vez mais e aprimorando a qualidade do café produzido em Itabela e na região.
Os produtores que desejarem participar do concurso já podem preparar duas amostras e entregar na sede do Sindicato, na Avenida Manoel Carneiro nº 317, em Itabela.