Pela primeira vez, será realizado durante a 11ª Festa do Café em Itabela o 1º Concurso de Qualidade do Café Conilon, organizado pelo Sindicato dos Produtores Rurais.
A organização do concurso já recebeu cerca de 40 amostras de cafés de toda a região: Itabela, Eunápolis, Itamaraju, Guaratinga, Porto Seguro e Prado, cujo prazo de entrega na sede do sindicato será encerrado nesta sexta-feira (28).
O degustador oficial do concurso - Arthur Fiorott, afirma que o principal objetivo não é ranquear o melhor café, mas sim ter um diagnóstico de como a produção de café de qualidade está sendo feita na região.
O presidente do sindicato - Ricardo Covre, confirma que o produtor sabendo da qualidade, será possível identificar quais são os gargalos que ele possui e melhorar a qualidade ainda mais.
Com isso, será possível ter mais rentabilidade na cultura do café.

Ricardo Covre / Presidente SPRI / Arthur Fiorott / Degustador oficial

Sábado (5) a partir das 17h20 haverá a cerimônia de apresentação dos resultados e premiação dos classificados d o 1º ao 10º lugares.
Os primeiros cinco colocados receberão troféu, certificado, valorização de 10% na venda para Robusta Coffee, além de produtos da Safra Agronegócios.
Os classificados de 6º a 10º receberão certificados.
Previamente, na terça-feira (01/08) será procedida análise das amostra café recebidas, com classificação física, análise sensorial, processos com base na Classificação Oficial Brasileira (COB) e no protocolo de degustação de robustas finos do Coffee Quality Institute (CQI).
O 1º Concurso de Qualidade do Café Conilon, dirigido pelo renomado especialista de nível internacional, Arthur Fiorott, da Safra Agronegócios, é organizado pelo Sindicato dos Produtores Rurais e parceiros da 11ª Festa do Café Conilon, tem o patrocínio da Safra Agronegócios e Robusta Coffee, com apoio da Green Coffee Corretora.