De forma inédita, foi realizado durante a décima primeira edição da Festa do Café de Itabela o 1º Concurso de Qualidade do Café Conilon, uma promoção do Sindicato dos Produtores Rurais de Itabela em parceria com o Senar, com patrocínio da Safra Agronegócios, revendedora exclusiva Oroagri, representada pelo seu diretor comercial Antônio Marcos Garcia, e Tradecorp Robusta Coffee.
Segundo os organizadores, muito mais que premiar os melhores cafés da região, o concurso é uma maneira de conhecer o produto que está sendo feito pelos produtores, homenagear as diversas famílias empreendedoras, que fazem do café conilon a principal atividade do agronegócio de Itabela e região, mantendo viva a história e inclinar um olhar para os próximos anos, que terão novos desafios a serem conquistados, e é mais uma ferramenta para tornar a palavra qualidade tão presente quanto a palavra produtividade, conceitos bem arraigados no negócio café, agregando valor ao produto.
Athur Fiorott, organizador e dedicado incentivador e executor do evento, e uma equipe de especialistas, foram os responsáveis por analisarem cerca de 45 amostas, que passaram por alguns processos até chegar à obtenção do resultado final.
Na parte física do concurso foi utilizada a classificação oficial brasileira, com padrão 7/8 ou melhor. A análise sensorial foi feita utilizando o protocolo de degustação de robustas finos desenvolvido pelo CQI – Instituto de café de qualidade dos Estados Unidos, que leva em consideração a torra do café, a quantidade de pó de caféem cada xícara, a água utilizada e no mínimo 3 degustadores para avaliar cada café. Cada café passou por nomínimo duas provas de xícara, feita por três degustadores diferentes, que avaliaram dez atributos em cada café, totalizando no máximo 100 pontos para cada café: aroma/fragrância, acidez/salinidade, amargor/doçura, equilíbrio, uniformidade, retrogosto, sabor, conjunto, corpo e limpeza.
Confira a classificação:
1º lugar com 80,73 pontos – Lelis Luís Signorelli da Fazenda Conjunto Signorelli
2º lugar com 76,83 pontos – Delano Signorelli
3º lugar com 76,17 pontos – Daniel Trevizani, da Fazenda Nova Alegria
4º lugar com 75,33 pontos – Plínio Vendramini, da Fazenda Santa Rita
5º lugar com 74,83 pontos – Marcio Covre
6º lugar com 74,17 pontos – Edson Antônio Sossai, da Fazenda São Jorge
7º lugar com 74,00 pontos – Pedro Edmilson Covre, da Fazenda Conjunto Limoeiro
8º lugar com 73,50 pontos – Etevaldo Cesar Grassi, da Fazenda BomSucesso
9º lugar com 73,17 pontos – Weverson Grassi, da Fazenda Nova Esperança
10º lugar com 72,00 pontos – Kinka Rondeli.
Premiação
Os classificados de 6º ao 10º lugares receberam certificados.
E do 1º ao 5º, os contemplados receberam troféu, certificado, 10% de ágio no lote do café e produtos Tradecorp e Oro AgriAgri da Loja Safra Agronegócios.