Uma bezerra com cerca de trinta dias de vida chamou atenção na propriedade rural Fazenda Boa Esperança, distrito de Cachoeira do Mato, município de Teixeira de Freitas, no extremo sul baiano.
Ao ordenhar a vaca mãe, o filho do proprietário rural notou que o úbere do animalzinho estava cheio, e ao apertar as tetas da bezerrinha, foi surpreendido com jatos de leite.
Surpreendente, mas não inédito
“Nunca ouvi falar na minha vida que bezerra dá leite”, disse espantado em novembro de 2015 um produtor da zona rural de Oeiras, ao constatar que em sua propriedade uma bezerra com apenas cinco dias de nascida já produzia leite, tendo notado que já no segundo dia de vida o úbere do pequeno animal apresentava crescimento.
Segundo o médico veterinário Jefferson Luís, o acontecimento é raro e pode estar ligado a fatores hormonais. “Este caso pode estar relacionado a alterações hormonais no animal. Essas alternações causam o crescimento das glândulas mamárias”, explica o veterinário, acrescentando que fatores climáticos também podem estar relacionados à anomalia.