Cerca de cem produtores, técnicos, dirigentes, trabalhadores na pecuária leiteira e representantes de empresas ligados ao setor agropecuário participaram neste sábado (23) de um Dia de Campo na fazenda do senhor Delmir Marquesini, que mantém um dos mais importantes projetos na área da produção leiteira, atividade que vem se desenvolvendo a passos largos em Itabela e municípios circunvizinhos.
As apresentações dos painéis foram feitas por Stefane Guerreiro Marsaro (Consultora Técnica da MSD Saúde Animal), pelo competente e renomado médico veterinário Ademar Lumertz Scheffer e pelo Engenheiro Agrônomo Corbulon Macedo (EBDA).
Todos os aspectos ligados à produção leiteira foram tratados no dia de campo, despertando vivo interesse nos participantes, com alguns aspectos sendo ressaltados como qualidade de pastagens, manejo, trato com as bezerras, o futuro da produção, cuidados com as vacas e sanidade.
Fazendo uma analogia com os velejadores, Stefane Marsaro encerrou a sua apresentação com uma importante mensagem para ser refletida por todos: “O pessimista reclama a respeito do vento; o otimista espera que o vento mude a direção; o líder ajusta a vela”.
Já o veterinário Ademar Scheffer destacou com veemência o aspecto primordial em todo o setor produtivo, a alimentação, dizendo: “Não adiante nada se não tiver alimento”.
A terceira palestra, aguardada com expectativa, tratou basicamente do estudo de caso da propriedade de Delmir Marquesini, desde o início do projeto, cerca de cinco anos atrás, mostrando os resultados alcançados e as perspectivas futuras, tudo dentro um trabalho com acompanhamento sistemático por agrônomos, veterinários, técnicos e trabalhadores treinados e capacitados.
Na abertura do evento, disse Ednardo de Morais Oliveira, presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Itabela, que “até então o foco da entidade tem sido dirigido para a cafeicultura, e que deve ser reconhecida a importância do leite”, fala comentada positivamente por produtores presentes, que ressaltaram também a importância que deve ser dada a outros relevantes setores da produção como a pecuária de corte, cultivos de mamão, banana e maracujá.
Além de Itabela, marcaram presença no dia de campo, dentre outras personalidades, o vice-presidente do sindicato de Itabela (Leonir Sossai), os presidentes dos sindicatos rurais de Guaratinga (Jorge Brito), Eunápolis (Eliane Meneses) e Porto Seguro (Celso Cipiteli), o secretário de agricultura de Itabela (Aldair Almeida), os técnicos Dorival Barbosa, Eloisio Binda, Fábio, Jehan Roberto e Hipólito, os produtores Denilton Marquesini, Antônio Alfredo, Lino Sperandio, Jerci Covre, Ferreira, Zequinha De Martins, Marcos Kuzma, Leonardo Marra, Pedro Covre, José Carlos Batista, Lico, Francislei Boone, Luis Sossai, Rindel Pinheiro, Júnior Boaventura.
Para que o dia de campo pudesse acontecer com tanto sucesso, o produtor Delmir Marquesine contou com apoio da EBDA, sindicato de Itabela, Tortuga, Fertipar, Laticínios Davaca e Rações do Vale.
No local do evento foram expostos equipamentos pela empresa Módulo Rural, que, através do seu consultor de vendas Jorge Eduardo, apresentou alguns produtos da Stihl: roçadeiras, ferramentas, pulverizador SR450, útil não só para líquidos na pulverização do gado como também na aplicação de grãos, polvilhamento de sólidos como uréia e calcáreo, dentro dos objetivos da Módulo Rural de agregar produtos e serviços que possam contribuir e facilitar a vida do produtor.