Na tarde da última terça-feira (26), apicultores da região estiveram reunidos na sede do SEBRAE em Eunápolis. Cerca de 17 pessoas participaram da reunião, entre elas o consultor do Sebrae, Nadson Sales, e o coordenador do Projeto de Apicultura Costa do Descobrimento, Paulo Mesquita.
Representantes das entidades Apisbela, Asoape e Apita – associações apícolas das cidades de Itabela, Eunápolis e Itagimirim, respectivamente, estiveram presentes.
Foi feita análise das ações desenvolvidas no triênio 2011/2013 e planejamento para o ano de 2014. A análise das ações teve como objetivo identificar o que apresentou ou não resultado para os apicultores. Serão continuadas em 2014 as ações em que foi obtido êxito, além de uma pauta com diversos outros tópicos, entre eles a “realização de oficinas de crédito com a presença dos bancos”, uma sugestão dos apicultores.
Foram exibidos e analisados gráficos e tabelas que mostraram a variação positiva de dados relacionados à produção, ao número de apicultores e colmeias, entre outros fatores de crescimento da apicultura na Costa do Descobrimento. Nossa equipe falou com o coordenador Paulo Mesquita, que se manifestou sobre essa evolução:
“Nós vemos essa situação com muito otimismo, mas o nosso grande desafio é trabalhar também o ser humano que desenvolve o trabalho, o labor, na extração do mel, do pólen, e fazer com que ele atinja o status quo, deixando de ser apenas um produtor para ser, além de um produtor, também um empresário no segmento da apicultura, no segmento rural, e fazendo com que a consequência disso acarrete uma melhoria de vida, trazendo-o para a classe média da zona rural e sobretudo mantendo na sua origem, seja ele de Itabela, Guaratinga, Eunápolis, em fim, da Costa do Descobrimento”.