Os apicultores ligados à APISBELA – Associação Apícola de Itabela estiveram reunidos nesta segunda-feira (2) à noite, quando receberam a visita do gerente da Caixa Econômica Federal, agência Itabela, senhor Rodrigo, acompanhado do senhor Martins, responsável pela linha de financiamento de microcrédito daquela instituição, ocasião em que expuseram aos apicultores presentes as linhas de financiamento disponibilizadas pela Caixa e as condições para habilitação à captação de recursos para capital de giro e para investimentos.
O gerente Rodrigo fez breve explanação sobre o histórico da Caixa e sua importância na economia e no setor social de Itabela.
Segundo Martins, não há prazo de carência, o teto base para capital de giro é de 2 mil reais com juros de 0,69% ao mês, representando um compromisso por parte do apicultor de R$338,10 durante seis meses, prazo para liquidação da dívida. E para investimentos, o teto base é de 4 mil reais com juros de 0,5% ao mês, em 12 parcelas iguais e consecutivas de R$343,23.
Para o presidente da APISBELA, Cláudio Ambrosini, este é um fator importante para o desenvolvimento da apicultura no município de Itabela, sobretudo no momento em que os apicultores estão motivados, com a entidade fortalecida, juntando-se ainda o apoio que vem recebendo da Veracel Celulose, para que em breve tempo o município venha ser um dos maiores produtores de mel e de outros produtos das abelhas na região.
Como forma de promover ainda a união e o espírito participativo, na próxima quarta-feira (11/12) haverá um almoço de confraternização de todo o grupo de apicultores, marcando assim o encerramento do ano.