Como fazer compostagem doméstica
A compostagem não é baseada somente em levar os resíduos orgânicos à composteira doméstica.
Algumas variáveis precisam ser controladas no ambiente interno das caixas, como temperatura, umidade e pH. E é sempre preciso ver se as minhoquinhas estão bem.
Quer tirar suas dúvidas a respeito de como iniciar a compostagem usando uma composteira doméstica? Então confira cinco passos necessários para começar a fazer compostagem em casa, levando em conta todos os aspectos essenciais:
Passo 1: Escolha do local adequado
A composteira deve ficar em local arejado. É preciso ficar atento para que ela não fique exposta ao sol, à chuva e ao vento.
Passo 2: Monte a "cama" das minhocas
Forre o fundo das duas caixas digestoras com terra misturada com serragem. Insira as minhocas e deixe as caixas descansando por aproximadamente duas semanas antes de iniciar a colocação dos restos de alimentos - isso para que as minhocasse acostumem com o meio.
Passo 3: Alimente as minhocas
Para alimentar as minhocas não é necessário que se dê alimentos frescos, uma vez que elas não têm dentes, apenas sugam a matéria orgânica (mais precisamente quando elas começam a apodrecer). Você pode dar a elas folhas secas, borra de café, casca de banana, mandioca, entre outros vegetais não cítricos e apimentados - tudo em pequenos pedaços.
Passo 4: Introdução dos resíduos
Coloque os resíduos orgânicos amontoados em um canto da composteira (não espalhados pela caixa) e cubra-os completamente com serragem fina (para que não prejudique a oxigenação do sistema) - essa matéria seca pode ser grama, folhas e palha, que proporcionam o equilíbrio na relação carbono/nitrogênio na compostagem doméstica.
Passo 5: Produto final
Para coletar o composto (ou húmus) - produto da compostagem - coloque a caixa cheia da composteira ao sol, para que as minhocas se escondam. Como as minhocas são fotossensíveis, esta técnica facilita a retirada do composto pronto. Tire até deixar uns dois ou três dedos de terra para servir de "cama" novamente para as minhocas. Este composto é usado como adubo orgânico, já que é uma grande fonte de nutrientes e de matérias orgânicas estabilizadas, podendo recuperar solos degradados.