O sonho da formação técnica se tornou uma realidade para os 25 formandos do Curso Técnico em Agronegócio do Senar – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, polo de Gandu, na última sexta-feira (17). A Solenidade de Colação de Grau da primeira turma da região, que recebeu o nome de Renato Dias Souza, presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Gandu, aconteceu no auditório do Centro de Capacitação Regional do Senar Bahia, no município.
Além de agradecer a todos que fizeram parte da formação, emocionado, o orador da turma, João Neto Quaresma de Oliveira, falou sobre sua nova missão profissional. “O mais importante para o técnico em agronegócio não é gerir ferramentas, equipamentos, sistemas de produção ou pessoas, mas, sem dúvida, levar os sonhos dos produtores rurais do nosso país, ás nuvens”. O formando finalizou seu discurso afirmando que “agora, com um sorriso no rosto, um orgulho no peito, lágrimas nos olhos, podemos olhar para trás e ver o tamanho da nossa conquista. Olhando para frente, num futuro presente, percebemos da nossa responsabilidade, pois agora somos, e para sempre seremos, técnicos em agronegócio”.
Escolhido patrono da turma, o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia (Faeb) e do Conselho Deliberativo do Senar Bahia, Humberto Miranda, ressaltou o sentimento de fazer parte do processo de formação da turma. “Orgulho de saber que a marca do Senar estará para sempre presente na carreia de cada um de vocês. Parabéns, novos técnicos em agronegócio! O campo está esperando por vocês”.
As empresas parceiras do Curso, onde as aulas de campo da turma aconteciam, foram homenageadas durante a solenidade. “O curso técnico oferecido pelo Senar Bahia tem ensino diferenciado, caracterizado, principalmente, pelas aulas práticas realizadas em empresas/fazendas parceiras, as quais devo fazer um especial agradecimento. Vocês receberam nossos alunos, compartilhando suas instalações e conhecimentos”, afirmou o presidente da Faeb.
Os formandos também homenagearam os profissionais que estiveram lado a lado com eles durante todo o curso: o coordenador pedagógico do Senar Bahia em Gandu, Renê Santana; a funcionária do Centro de Capacitação, Edilene de Jesus Santos; e o tutor, Robson Radson.
A superintendente do Senar Bahia, Carine Magalhães, chamou a atenção para a responsabilidade dos novos técnicos. “O Senar cumpriu sua missão e nos sentimos realizados por contribuir para a melhora do futuro do nosso país, entregando ao mercado de trabalho profissionais qualificados como vocês. A turma se forma com a credibilidade e a qualidade de mais de 25 anos do Senar. Saem prontos para assumir o importante papel de disseminar o conhecimento adquirido, em prol do segmento agropecuário”
O presidente do Sindicato de Gandu, Renato Dias, destacou o mercado de oportunidades que o segmento oferece no baixo sul. “A agropecuária da nossa região está crescendo e se desenvolvendo de forma acelerada, se transformando num polo da fruticultura no estado e vocês, com certeza, terão muito trabalho pela frente. É um orgulho para mim fazer parte desse trabalho do Senar, de transformação de pessoas através do conhecimento. O Centro de Capacitação foi construído para atender a população da região e é o que está sendo materializado nesta formatura”.
A turma passou por uma formação semipresencial, com carga horária de 1.230 horas, sendo 80% à distância e 20% de aulas presenciais. O curso Técnico em Agronegócio é gratuito, reconhecido MEC e pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA), oferecido em parceria com os Ministérios da Educação (MEC) e da Agricultura e Pecuária e Abastecimento (MAPA).
“Esses novos técnicos serão vetores de desenvolvimento na região, porque o campo pode mudar a vida das pessoas, mas, para isso, o acesso ao conhecimento é indispensável”, ponderou o prefeito de Gandu, Leonardo Cardoso.
Além dos formandos, familiares, amigos, tutores, coordenadores, autoridades, do Sistema Faeb participaram da cerimônia o vice-presidente de Desenvolvimento Agropecuário da Federação, Guilherme Moura; o vice-presidente Administrativo e Financeiro da Faeb, Edson Diogo Moniz; o assessor Jurídico da Federação, Carlos Bahia; o gerente Técnico do Senar Bahia, Rui Dias; a gerente Administrativo e Financeiro, Carolina Godoy; o assessor Regional do Senar Bahia, Gilson Liberato; entre outros colaboradores.