Durante o mês de julho foram formados os Comitês Gestores Municipais da Apicultura nos municípios de Eunápolis, Guaratinga, Itabela, Itagimirim e Porto Seguro. Também foi criado o Comitê Gestor Territorial da Apicultura da Costa do Descobrimento com representantes dos agentes econômicos, poder público e entidades representativas do setor agropecuário.
A última reunião para formação de Comitê foi realizada na segunda-feira (29) no Sindicato dos Produtores Rurais de Eunápolis.
Os apicultores terão como objetivos o fortalecimento da cadeia produtiva, incorcopar inovações tecnológicas, potencializar a cooperação, participarem de políticas públicas e acesso a financiamento integrado e orientado das suas atividades.
As linhas de crédito serão de acordo com o perfil do produtor, podendo ser no âmbito do PRONAF/AGROAMIGO.
As próximas etapas, que acontecerão durante os meses de agosto e setembro, serão para identificar um problema da atividade apícola no Território Costa do Descobrimento e traçar objetivos, metas e ações de superação do problema estabelecido.
Para os representantes dos Apicultores o Plano de Ação chega em um momento oportuno uma vez que está em fase de inauguração o entreposto em Eunápolis, cursos para diversificação de produtos apícolas, além de possibilitar com este programa a possibilidade de ampliação do fornecimento do mel na merenda escolar e abertura de novos mercados consumidores do produto.