Em Guaratinga, fazendeiros da região conhecida como Cabeceira do Sul, cansados de pedir e de esperar sem serem atendidos pela prefeitura, e diante do sofrimento com as péssimas condições das estradas para chegarem até as suas propriedades e escoarem os seus produtos, não tiveram outra alternativa senão “meter a mão no bolso” e pagar uma patrol particular para recuperar a estrada principal e ramais.
Segundo matéria publicada no site Guarananet, ao todo teriam sido recuperados mais de 80 quilômetros de estradas, com os produtores tendo que desembolsar cerca de R$ 30 mil reais, dinheiro que deixa de ser investido em melhorias nas propriedades e incremento da produção, para atender a serviços que o poder público não vem realizando, num município como Guaratinga, cuja economia se baseia quase que exclusivamente na agropecuária.
Não é a primeira vez que produtores se mobilizam para recuperarem as suas estradas. Há pouco mais de duas semanas, cerca de vinte moradores das regiões da cabeceira do rio dos Frades, córrego da Forquilha e Raizinha fizeram um grande mutirão numa operação tapa-buracos, utilizando ferramentas manuais como picaretas, pás, enxadões, enxadas e até marretas.
Ainda segundo a nota do Guarananet, que informa não ter encontrado o secretário de infraestrutura Marisvaldo Martins para prestar informações, a ponte que liga a sede do município ao povoado de São João do Sul estaria colocando em risco a vida das pessoas e os veículos que transitam por aquela localidade, face as suas más condições.
Informações: Guarananet