Nos dias 24 e 25/11 aconteceu o Recolhimento Itinerante (RI) de embalagens vazias de defensivos agrícolas em Itabela. Participaram 55 produtores rurais, que juntos entregaram 7.620 kg de embalagens. Foram necessários 5 caminhões para transportar o material ao Posto de Recebimento de Embalagens vazias e resíduos de Defensivos Agrícolas em Teixeira de Freitas.
O recolhimento itinerante é feito todo ano pela Associação dos Revendedores de Insumos Agropecuários do Espírito Santo (Assoagres), em parceria com o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV), ADAB e parceiros locais de cada cidade. Em Itabela, participaram a Prefeitura Municipal com as Secretarias de Meio Ambiente e Agricultura, o Sindicato dos Produtores Rurais e a Cooabriel.
Segundo o engenheiro agrônomo Olivério Poltronieri, responsável pelo recolhimento, os produtores rurais têm podido cada vez mais fazer a entrega das embalagens direto em Teixeira de Freitas.
Os recolhimentos itinerantes são direcionados principalmente aos pequenos produtores que podem ter dificuldade na entrega das embalagens no ponto fixo.
Olivério reafirmou a importância das parcerias locais para o sucesso da ação: “A maior força nossa é a união de todos aqui em prol dessa ação que é feita todo ano”, disse.
As embalagens recolhidas terão a destinação correta, seja reciclagem, para os recipientes com os quais os produtores seguiram as orientações de tríplice lavagem, ou a incineração.
A próxima cidade a receber o RI será Eunápolis, nos dias 15 e 16/12, das 8h às 16h, na Fazenda Tecnoplant - Rodovia BR-101, KM 712,5.