Produtores de municípios do sul da Bahia, como Mucuri e Nova Viçosa, e dos municípios capixabas de Sooretama, Linhares, São Mateus, Vila Valério, Pinheiros e Jaguaré, estão na disputa pelo título de Produtor do Ano, que irá premiar o melhor mamão produzido no Brasil.
Com um total de 38 inscritos (4 baianos e 34 capixabas), todos pessoas físicas, o concurso promovido pela Associação Brasileira de Produtores e Exportadores de Mamão (Brapex) objetiva valorizar o investimento feito em tecnologia e inovação para sempre por à mesa do consumidor uma fruta saborosa e de qualidade, trabalho que ainda contribuiu para colocar o Brasil em primeiro lugar no ranking como o maior produtor e exportador de mamão do mundo.
A avaliação para escolha do vencedor ocorre em duas etapas. Na primeira, que terminou no dia 05 de março, foram avaliados quesitos como padronização, aparência, fitossanidade, teor de brix (açúcar), sabor, além da regularidade na produção. Na etapa seguinte, os cinco produtores mais bem avaliados recebem visitas técnicas de integrantes da comissão avaliadora para conferir o manejo realizado na cultura (adubação, análises, irrigação, controle de pragas, condução de outros tratos culturais), os cuidados com o controle fitossanitário, a infraestrutura da propriedade, as boas práticas de manipulação da fruta (com o objetivo de evitar a contaminação biológica), além de aspectos socioambientais envolvidos na produção.
O produtor de Vila Valério Paulo Roberto Brunelli, vencedor da primeira edição do Prêmio Produtor do Ano Brapex, está novamente na disputa. Paulo Roberto, que atua no segmento mamoeiro há 13 anos, avalia o concurso como um incentivo ao produtor. “Foi muito bom ganhar o título de Produtor do Ano em 2013, para perceber que estou no caminho certo. O prêmio foi um reconhecimento do trabalho que venho desenvolvendo desde 2001 para ter um produto de qualidade, bem aceito no mercado. E esse cuidado também passa por aspectos como a constante a preocupação em só utilizar produtos certificados e a promoção de melhores condições para os colaboradores que estão envolvidos na lavoura”, ressalta Brunelli.
O resultado será conhecido no dia 5 de abril, durante a GranExpoNorte & Brasil PapayaFest, que acontece em Linhares, no Espírito Santo. Os cinco melhores colocados receberão prêmios em dinheiro e troféu personalizado.
O Prêmio Produtor de Mamão 2014 é realizado pela Brapex com patrocínio da Syngenta e apoio da Lipetral.
Brasil PapayaFest
Sucesso em sua primeira edição, o 2º Festival Nacional do Mamão (Brasil PapayaFest) será realizado entre os dias 2 e 5 de abril no Parque de Exposições de Linhares (ES), e envolverá toda a cadeia produtiva do mamão do País, com a presença de representantes dos principais Estados produtores: Bahia, Espírito Santo, Rio Grande do Norte, Ceará, Minas Gerais, entre outros. O evento ocorrerá em paralelo à GranExpoNorte – Exposição Agropecuária Norte Capixaba.
Fonte: Assessoria GranExpoNorte & Brasil PapayaFest