Para garantir a segurança alimentar dos porto-segurenses, a ADAB (Agência-Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia) - juntamente com a Secretaria de Agricultura de Porto Seguro, através do SIM (Serviço de Inspeção Municipal); CIPPA (Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental) e Polícia Rodoviária Estadual - realizou, dia 19/03, uma fiscalização móvel, no posto da Polícia Rodoviária Estadual, na BA-001.
Durante a operação, foram abordados 20 veículos transportando produtos de origem animal e vegetal. A ação resultou na apreensão e destruição de 230 kg de queijos diversos sem procedência sanitária comprovadas, provenientes do estado de Minas Gerais. A infração contraria a Lei Nº 7889, de 1989 e o Decreto Nº 15.004, de 2014.
O secretário municipal de Agricultura e Pesca, Eriosvaldo Renovato, ressalta que o Serviço de Inspeção Municipal de Porto Seguro (SIM-POA), se coloca à disposição dos interessados que comercializam produtos de origem animal em nosso município, para acompanhar e fazer a certificação dos industriais, liberando os registros daqueles que pretendem trabalhar com esses produtos.
Ele informa ainda que as ações de fiscalização através de blitz móveis serão frequentes no município. O objetivo das ações é unificar resultados e orientar os comerciantes de produtos de origem animal e vegetal a trabalharem cada vez mais em prol de ofertar alimentos seguros à população. Outra meta do município é incentivar a formalização dos estabelecimentos agroindustriais, oportunizando a geração de renda dos produtores, ampliando as receitas, fomentando o desenvolvimento local e combatendo a evasão de divisas.
Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca