home > noticias >

AGROPECUÁRIA

Cooabriel realiza em Itabela encontro de cafeicultores do sul da Bahia


Por: Clic101
Publicado em 11/04/2014 01:44

Publicidade

Cerca de cinqüenta cafeicultores de toda a região estiveram reunidos na manhã desta sexta-feira (11) no auditório da Câmara de Vereadores, em Itabela, em encontro promovido pela COOABRIEL – Cooperativa Agrária dos Cafeicultores de São Gabriel, entidade com atuação há 50 anos no mercado, sendo uma das mais destacadas no setor.

A cooperativa esteve representada pelo seu vice-presidente Luiz Carlos Bastianelo, diretor geral Edmilson Calegari, diretor secretário Onivaldo Lorenzoni, Adriano Vasconcelos e Anderson Riva, respectivamente gerentes das unidades de Itabela e de Teixeira de Freitas, Daniel Lima, colaborador da unidade Itabela e Adriano Barros, engenheiro agrônomo.

Estiveram ainda prestigiando o evento, o presidente da Câmara, vereador Gedalvo Matos, diretor do Sindicato dos Produtores Rurais Gilson Gally e o secretário municipal de agricultura Aldair Almeida.

A abertura do evento foi feita pelo vice-presidente Luiz Carlos Bastianelo, que disse estar ali para ouvir os associados, fazer uma prestação de contas, com apresentação de números reais, tendo traçado em linhas gerais o perfil e o histórico da cooperativa, falando francamente da atuação “tímida”, chegando a dizer que “o conselho de administração da cooperativa foi relapso com a classe produtora de Itabela e da Bahia, tendo se distanciado dela”, e reflexo disso foi a participação modesta dos produtores, que no ano de 2013 recolheram apenas cerca de 10 mil sacas de café aos seus armazéns.

Vice-presidente da COOABRIEL - Luiz Carlos Bastianelo

Para o vice-presidente Bastianelo, o preço pago pela entidade por saca de café, certamente mais baixo que o de outros compradores, precisa ser analisado pelo produtor, que deve levar em conta todos os benefícios e garantias que a cooperativa proporciona ao seu associado, tornando um negócio sem risco, armazenamento totalmente segurado, e uma gama de serviços prestados.

Usando recursos audiovisuais, numa apresentação detalhada, o diretor geral Edmilson Calegari iniciou falando sobre a missão, visão e valores da Cooabriel, que abrange atualmente 6 unidades de negócio no Espírito Santo e 2 na Bahia (Itabela e Teixeira de Freitas), com um sistema de armazenagem por tempo indeterminado, assegurado e sem quebra de peso, empréstimo de sacaria para depositar o café pilado, transporte sem ônus até o armazém.

Dentre os benefícios colocados à disposição do associado, estão laboratório de análise de solo, foliar e água, mudas de alto padrão genético, orientação técnica, financiamentos, loja de insumos e defensivos.

Os números relativos ao exercício de 2013 apresentados por Edmilson Calegari mostram que a Cooabriel investiu R$ 2.577.145,81 em construções e melhorias e mais de 4 milhões e 500 mil reais em investimentos em serviços e benefícios (empréstimo de 864 mil sacos de estopa, fretes, assistência técnica e desenvolvimento social e profissional). 

Edmilson Calegari - Gerente Geral

Aos cofres do governo da Bahia foi recolhido mais de 1 milhão e meio de reais a título de ICMS, e quase 17 milhões ao Espírito Santo, tendo ainda recolhido mais de 1 milhão e 300 mil reais de FGTS/INSS e quase 4 milhões e 700 mil de Funrural.

Ainda segundo os números apresentados, 3602 sócios armazenaram café, foram recebidas dos associados 864.925 sacas, comercializadas 848.183 sacas, das quais 35.396 na unidade de negócios de Itabela, e foram realizadas análises laboratoriais de 15.419 amostras.

A Cooabriel, como incentivo ao produtor, realiza anualmente o Concurso Conilon de Excelência, categorias café natural e cereja descascado, com premiações aos vencedores.

O faturamento bruto da Cooabriel em 2013 foi da ordem de R$ 259 milhões de reais e a eficiência da sua estrutura de comercialização tornou a cooperativa reguladora do preço do Café Conilon em todo o país, sendo atualmente a maior cooperativa de café conilon do Brasil, a maior cooperativa agropecuária do Espírito Santo, 41ª maior empresa e 2ª maior empresa capixaba, 16ª maior empresa comercial e 9ª maior no ramo atacadista do Espírito Santo, tendo fechado o exercício de 2013 com um lucro líquido de cerca de 300 mil reais, revertidos para os associados sob forma de aumento proporcional do capital de cada um.

No transcorrer das apresentações, o produtor Pedro “Capixaba”, da localidade de Vale Verde, se manifestou sobre a importância da Cooperativa, e que ela precisa trazer para Itabela uma loja de insumos, além de alertar os dirigentes da entidade para a importância de se preocuparem com a expansão do plantio de pimenta do reino na região.

Finalizando, o vice-presidente Bastianelo manifestou o interesse da Cooabriel em trazer a loja de insumos e defensivos para Itabela, questão que será discutida ainda neste mês de março no Conselho de Administração, acrescentando ainda o interesse da entidade nas culturas do cacau e da borracha.

O gerente da unidade de Itabela, Adriano Vasconcelos, orientou os produtores com relação à coleta de material para análise e critérios que venham facilitar o encaminhamento e a rápida devolução dos resultados pelo laboratório.
 Gerente da unidade de Itabela, Adriano Vasconcelos

Para se associar à Cooabriel, o produtor integralizará 5 sacas de café por ano, podendo de imediato ser contemplado com todos os benefícios colocados à disposição pela cooperativa.









Comentários do público:

Publicidade
0