Os produtores rurais pessoas físicas têm até o dia 22 de maio para pagar a Contribuição Sindical Rural do exercício de 2014.
Os recursos arrecadados são aplicados pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) na defesa dos interesses do setor agropecuário.
Do total arrecadado, 60% dos recursos são repassados para os Sindicatos, 25% para a Federação da Agricultura do Estado e 15% para a CNA.
A contribuição é obrigatória e está prevista em Lei desde 1971. Os produtores rurais, pessoa jurídica, possuem outro calendário de pagamento, com vencimento anual em 31 de janeiro.
As guias para o pagamento foram emitidas pela CNA com base nas informações prestadas pelos contribuintes na Declaração do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR), repassadas à entidade pela Secretaria da Receita Federal. Os documentos foram enviados pela mala postal dos correios, mas em caso de extravio ou de não recebimento, o contribuinte poderá obter a guia de pagamento por meio da internet, acessando o Canal do Produtor no endereço www.canaldoprodutor.com.br.
Aqueles que tiverem dificuldade para acessar a internet poderão solicitar a emissão da segunda via junto às Federações de Agricultura e Pecuária dos Estados ou procurar o Sindicato do seu município, com a devida antecedência, antes do prazo final que termina em 22 de maio.