A previsão de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do setor agropecuário para este ano, na comparação com 2020, foi revisada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e passou de 2,2% para 2,6%. De acordo com o Ipea, a razão do aumento da revisão foi a melhora no resultado esperado de itens importantes nas produções vegetais e animais.
A produção vegetal teve uma projeção do crescimento de 2,7% no ano, que deve ocorrer mesmo com a queda nas culturas de café, algodão, milho e a cana-de-açúcar. Apesar disso, a retração nesses segmentos não será suficiente para comprometer o bom desempenho gerado pela produção de soja, arroz e do trigo. Já na produção animal, a alta foi de 2,5% no ano e, conforme a projeção, deve ser favorecida pelo crescimento de todos os segmentos em bovinos, suínos, aves, no leite e nos ovos.
Por fim, a pesquisa ainda chamou atenção para os principais riscos relacionados ao setor, como a necessidade de poupar água para a geração de energia hidrelétrica e a possibilidade das produções serem prejudicadas pela crise hídrica.