home > noticias >

Técnicos do governo coletam informações para projetos de apicultura em Guaratinga

Município participa de projetos de Casa do Mel e distribuição de kits de produção

Por: Clic101
Publicado em 22/05/2014 10:54

Publicidade

A técnica Marivanda Eloy da SUAF (Superintendência da Agricultura Familiar), órgão da SEAGRI (Secretaria de Agricultura do Estado da Bahia), e o técnico da EBDA, Cosme Oliveira, estiveram reunidos na manhã de quarta-feira (21) na cidade de Guaratinga/BA, com dirigentes da associação (Asapmag) e apicultores de Guaratinga.

Como parte do programa Vida Melhor, os técnicos vieram conhecer a realidade local, ouvir os produtores sobre temas como produção, participação, interesse, dedicação à atividade, controles administrativo e financeiro, e outras informações e dados relevantes para o projeto em andamento pleiteado pela associação de apicultores (Asapmag) junto ao governo estadual.

O projeto, conduzido pela SEAGRI/SUAF, EBDA, CAR e ADAB, objetiva a construção de Casa do Mel e fornecimento de kits de produção para os apicultores cadastrados na associação guaratinguense, e é parte integrante do Edital 06 que prevê a construção de 45 casas do mel, 3 entrepostos, distribuição de 3.620 kits de produção e 4 caminhões para quatorze territórios, inclusive os territórios Costa do Descobrimento e Extremo Sul, com recursos do governo federal.

Marivanda Eloy / prefeito Kenoel Viana / presidente da Asapmag Gilson da Paixão

Para que as entidades possam se habilitar ao benefício, os projetos passam por três etapas, recebendo pontuação em cada uma delas. As etapas 1 e 2 já foram concluídas. A primeira, referente a documentação, em que Guaratinga foi selecionada, e a segunda, relativa a avaliação da equipe técnica. A terceira etapa será uma visita de campo para avaliação da atividade de apicultura no município.

O presidente da Asapmag, Gilson da Paixão, falando em nome dos associados, falou das dificuldades que os apicultores estão encontrando para o processamento e beneficiamento do mel, pela absoluta falta de recursos por parte dos apicultores, com a falta de equipamentos e a estrutura inadequada atualmente existente, tudo isso contribuindo para dificultar o desenvolvimento da apicultura.

O apicultor e associado Idalício Viana fez um relato da situação atual, das potencialidades do município e da região, do apoio encontrado junto à Veracel para instalação de colméias nas florestas de eucalipto, do potencial incomensurável que a região tem para vir a ser um dos maiores produtores de mel do país, e da importância Casa do Mel, não só para a apicultura de Guaratinga, mas para Itabela também, onde os apicultores estão motivados, mas que sofrem com as mesmas dificuldades do município vizinho.

Cosme Oliveira (EBDA)

O resultado do edital está previsto para ser publicado no próximo dia 29 de maio, e segundo a técnica Marivanda Eloy, “Guaratinga tem possibilidades, os equipamentos já estão sendo adquiridos e as unidades de beneficiamento (Casa do Mel) estão em processo de discussão junto ao setor técnico quanto a sua estrutura”.

Apicultores de Itabela que se fizeram presentes para participar e prestigiar o evento, sob o comando do presidente da APISBELA, Cláudio Ambrosini, fizeram relato da situação da apicultura do município e manifestaram preocupação com o projeto de liberação de local para instalação de casa de mel, já demarcado em área disponibilizada pela Ceplac, mas que ainda não teve solução definitiva.

Presente e atento na reunião, esteve o prefeito de Guaratinga, Kenoel Viana, que manifestou apoio e falou da atenção que deve ser dada a atividade de apicultura no município.









Comentários do público:

Publicidade
0