Só é possível amar, no sentido como nos apresentou Jesus, se nos amarmos primeiro. Jesus não estava apresentando uma receita de egoísmo, tão pouco estava nos aconselhando a que nos considerássemos melhores do que os outros, mostrou apenas que sem o autoamor não se é possível amar ninguém.
O autoamor é um grande desconhecido ainda da maioria de nós, que nos esforçamos para sair de um mundo íntimo de conflitos e paixões para uma realidade mais suave e serena que nos permita ver a vida e as pessoas com mais leveza e sem qualquer julgamento.
É preciso que desenvolvamos sentimentos melhores que só é possível no exercício das experiências de cada dia, precisamos ter uma boa consciência a respeito de nós mesmos, em “o livro dos espíritos”2, o espírito Santo Agostinho ensina que é preciso avaliar a caminhada de nossas vidas, passar em revista o dia que se finda e vermos como tratamos os outros, se deixamos de fazer o bem que podíamos, se alguém tem alguma coisa contra nós ou se nós temos alguma coisa contra alguém, e diz mais, que não devemos temer multiplicar as perguntas, porque quanto mais nos interrogarmos mais saberemos o que devemos mudar.
Somente a reforma íntima, a mudança de sentimentos é que edificará o autoamor, conscientes de quem somos vamos nos esforçar para sermos melhores e, assim, teremos razões próprias para sermos felizes e não dependeremos do que receberemos ou não das pessoas, tendo por nossa vez a vontade de fazer o bem a todos. Jesus nos amou, nos ama e ainda não é amado como seria ideal, e isso vemos por nossas atitudes, sabemos os seus ensinamentos, mas nem sempre agimos como devemos.
É preciso buscarmos a caridade, a prática do bem para que a nossa natureza se modifique, e então, tendo em nós as razões para sermos felizes amaremos a todos como cada um é, sem esperar nada de ninguém e ainda promovendo, abençoando, auxiliando, iluminando com as próprias luzes o nosso e o caminho de quem estiver seguindo conosco.
SOMENTE O AUTOAMOR TRAZ LUZ À VIDA, SEJA NA CARNE OU FORA DELA.
@adelvairdavid
Referências: 1.Mateus 22:39 e 2. O livro dos Espíritos, Questão 919