Pro-SENAR é um programa que tem como objetivo melhorar a produtividade e a rentabilidade do negócio rural, promovendo a formação profissional do produtor e do trabalhador rural, difundindo tecnologias, através da assistência técnica, visando o fortalecimento da cadeia produtiva atendida, além de promover o desenvolvimento econômico e social da família no campo.
A estratégia de ação é trabalhar propriedades rurais, no prazo máximo de 24 meses, de acordo com os 4 eixos fundamentais do programa: Profissionalização tecnológica, Gestão rural, Produção assistida e Promoção social.
Com um trabalho e uma dedicação exemplar do presidente Jorge Barreto Brito e sua equipe de colaboradores, especialmente do vereador Robério Martins, o ´Roberinho` e o assessor Anderson Jussiê, dentre outras frentes de ação, o Sindicato dos Produtores Rurais de Guaratinga vem conduzindo com sucesso o programa Pro-SENAR Leite na região do Córrego do Ouro, município de Guaratinga/Bahia.
A equipe do Clic101, como convidada especial, esteve visitando o projeto nesta terça-feira, e pôde constatar que ´salta aos olhos` a importância do trabalho que ali está sendo desenvolvido. Na ocasião, estava sendo realizado um Dia de Campo, onde foram tratados por técnicos e especialistas os temas Sanidade, Gestão e Propriedade, com demonstração do caso de sucesso do produtor Almir Batista.
No mesmo dia, algo jamais visto na região, esteve presente um grupo de dirigentes e técnicos da Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia (FAEB), Confederação Nacional da Agricultura (CNA) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) de diversos estados, que vieram ver de perto o modelo ali existente, idealizado e implantado pelo SENAR Bahia.
Estiveram presentes as seguintes autoridades: do SENAR Nacional - Daniel Klüppell Carrara (Secretário Executivo), Andréa Barbosa Alves (Chefe do DEPPS); João Batista da Silva (Chefe da Auditoria); Abdon (Chefe de Gabinete), Matheus Ferreira (Coordenador de Assistência Técnica); os Superintendentes estaduais do SENAR - Geraldo Machado (Bahia), Mansueto Lunardi (Distrito Federal), Rogério Beretta (Mato Grosso do Sul), Humberto Malucelli Neto (Paraná), Gilmar Rodrigues (Rio Grande do Sul), Gilmar Zanluchi (Santa Catarina); do SENAR Bahia – Rui Dias (Gerente Técnico), Francisco Benjamim (Gerente de Programas), Humberto Miranda (Superintendente Adjunto) e Vanderson (Comunicação).
Representando os produtores de leite de Itabela, marcaram presença José Sossai, Juscelino Sperandio, Zequinha De Martins e Denilton Marquesini.
O programa Pro-SENAR Leite e o Pronatec, finalisticamente vieram para fixar o homem no campo, fortalecer o produtor, capacitar produtores e trabalhadores, proporcionar produção, produtividade e rentabilidade. A realidade vivida na região do Córrego do Ouro mostra claramente o sucesso dessas premissas do programa.
Entretanto, parece faltar comprometimento, interesse, desprendimento e conhecimento por parte dos responsáveis pela condução das políticas públicas em Guaratinga, especialmente aquelas inerentes à sua extensa e produtiva área rural, responsável pela sustentação econômica do município, mercê da sua posição como detentora de um dos maiores rebanhos bovinos de corte da Bahia, produção de cacau e uma pecuária leiteira em franco desenvolvimento.
Exemplo do descaso é o estado lastimável, as péssimas condições em que se encontram as estradas de acesso à região do Córrego do Ouro, especialmente às propriedades assistidas por esses importantes programas, onde o trânsito de veículos leves é muito difícil, e de veículos pesados, como caminhões de transporte de leite e produtos agrícolas é praticamente impossível, especialmente quando chove, o que acontece com freqüência naquela região.
Máquinas não faltam ao município. Quando a reportagem do Clic101 passou pelo povoado de São João do Sul em direção ao local do evento, lá estava uma patrol novinha, daquelas doadas pelo programa PAC2, parada, enquanto os ilustres visitantes de tantas entidades nacionais e estados importantes sofriam com a buraqueira para chegar ao destino, de micro-ônibus.
Pelo que se depreende das entrevistas realizadas e dos diálogos mantidos pela reportagem do Clic101 nesta terça-feira (19) no Córrego do Ouro, os ilustres visitantes vão levar as melhores impressões da região, das suas belezas naturais e do seu potencial, da sua gente, dos responsáveis pela implantação e acompanhamento do programa Pro-SENAR Leite, dentre outros. Mas levam, por outro lado, lamentavelmente, uma péssima avaliação do poder público municipal.
Matérias Relacionadas:
EM VÍDEO - Presidente do Sind. Prod. Rurais de Guaratinga fala sobre o Pro-SENAR Leite
EM VÍDEO - Produtor Rural e Vereador de Guaratinga fala sobre o Pro-SENAR Leite