Encerrado na tarde desta sexta-feira (17) na cidade de Mucuri/BA, o IV Seminário de Apicultura do Extremo Sul da Bahia, organizado pelo Sebrae, Sindicato Rural de Mucuri, Ceplac e Associação de Apicultura de Mucuri.
Renomadas autoridades do setor apícola proporcionaram ao público que lotou o auditório da Câmara Municipal a oportunidade de angariar novos e sólidos conhecimentos para o desenvolvimento e fortalecimento da apicultura.
O professor da UESB Paulo Sérgio Cavalcante Costa, que é também presidente da Federação Baiana de Apicultura e Meliponicultura, falou sobre importância da sanidade das abelhas na produção, com informações básicas de biologia, manejo da colônia, comportamento higiênico, enfermidades e pragas, substituição de rainhas, ração, enfatizando o cuidado que as abelhas têm na correta manutenção da colméia e na alimentação de larvas e rainhas, lembrando que o “o único animal que cria filho para passar fome é o homem”. Finalizando sua palestra, o ilustre professor Paulo Sérgio, acerca do colapso das abelhas, deixou como mensagem a célebre frase de Albert Einstein: “Se as abelhas desaparecerem da face da terra, a humanidade terá apenas mais quatro anos de existência. Sem abelhas não há polinização, não há reprodução da flora, sem flora não há animais, sem animais não haverá raça humana”.
A professora Vandira da Mata, da EBDA, mostrou o projeto de pesquisa que desenvolve sobre própolis no litoral da Bahia, falando das características, propriedades biológicas, flora, classificação, o que é necessário para produzir própolis, manejo, comercialização e produção, dentre outros aspectos.
O Brasil ocupa hoje o terceiro lugar na produção mundial de própolis, com cerca de 150 toneladas/ano, sendo 80% desta produção exportada para o Japão.
Segundo Vandira, cada colméia produz cerca de 150g/colméia/mês, a um valor de mercado que vai de R$50,00 a R$500,00 por quilo, dependendo da qualidade do produto.
Importantes informações foram transmitidas de forma simples e objetiva por Ailana Santos dos Reis, consultora da União das Cooperativas da Agricultura Familiar (Unicafes), falando sobre o tema compras governamentais, uma oportunidade para a apicultura, orientando a todos os apicultores e associações sobre formas de acesso a crédito.
Como último palestrante, Ângelo Márcio Lantier Brasil, atualmente radicado em Nilo Peçanha/BA, transmitiu informações e conhecimentos extremamente relevantes, especialmente para quem deseja ingressar na atividade de produção de pólen, ele que é produtor há 20 anos.
Encerrando o evento, foi realizada uma mesa redonda coordenada pelo Consultor do Sebrae, Nadson Sales, com a participação dos presidentes de associações Carlindo Meira (Itabela), Gilson (Guaratinga), Rubens (Eunápolis), Juca (Mucuri) e Janhanderson (Teixeira de Freitas), e de Eliane Meneses (Faeb), Pedro Leite (Sindicato Rural e Ceplac) e Paulo Mesquita, Gestor de Projetos de Agronegócio do Sebrae na região extremo sul da Bahia, tendo também a participação da senhora Eloisa, da Apiexsu.
Instigados sobre os passos das associações em busca de oportunidades, foram lembrados, dentre outros aspectos, a importância do conhecimento adquirido, foco na atividade, discutir as questões com mais afinco e profundidade, avançar nas ações para fortalecimento das associações e planejamento, tendo o presidente da Apiexsu feito também um breve relato da sua participação na Câmara Setorial da Apicultura.
Eliane Meneses mostrou por que é merecedora do carinho e do reconhecimento de toda a classe, com a sua simplicidade, incentivo, orientação e proporcionando oportunidades de conhecimento a todo o setor apícola de Eunápolis e da região.
Como anfitrião, Pedro Leite fez agradecimentos, enfatizou o repasse de conhecimento, e anunciou para este ano a premiação como incentivo aos apicultores da região de Mucuri. Serão premiados: maior produção por caixa, apiário mais organizado, maior acréscimo de produção, maior produção e participação na Casa do Mel.
Ao final, Paulo Mesquita disse da sua sensação do dever cumprido, fez agradecimentos aos parceiros Ceplac, Sindicato, Apicom, Suzano, Fíbria, Veracel, e disse da idéia de formar uma comissão com representantes das associações para iniciar já o projeto do V Seminário, com ainda mais conteúdo, deixando como sugestão a cidade de Porto Seguro para sediar esse importante evento.