home > noticias >

EUNÁPOLIS

2º Dia de Campo & Feira de Negócios Agromaq reuniu cerca de 200 cafeicultores na Fazenda Altoé, com renomados palestrantes


Por: Clic101 / Idalício Viana
Publicado em 08/03/2015 02:21

Publicidade

Sucesso total, foram as palavras mais ouvidas sobre o 2º Dia de Campo da Agromaq, realizado durante todo o dia deste sábado (7) na Fazenda Altoé, no município de Eunápolis/Bahia, com cerca de 200 participantes, recepcionados pelo senhor Francisco Elvecio Altoé e seu filho André Altoé.

Nomes de primeira grandeza proferiram palestras do mais alto nível no evento, cuja abertura foi feita por Junior Dondoni – Sócio Diretor da Agromaq, dando as boas vindas e ressaltando a importância de demonstrar para toda a classe produtora o que é o Panutri – Programa Agronômico de Monitoramento Nutricional, iniciado em 2013, e que apresenta resultados altamente positivos.

O engenheiro agrônomo Rafael Cabral Veras, Gerente Regional Técnico Comercial da Agrichem, empresa especializada em nutrição vegetal, fez a apresentação do Panutri, iniciando por dizer que se trata de uma mudança de conceito, com redução de perdas e evolução nas recomendações ao agricultor, cujos resultados positivos foram testemunhados pelos produtores José Carlos Nunes e Jean Nunes.

A segunda palestra foi proferida por Marcus Magalhães, “a voz do café”, Consultor de Mercado, detentor de um vasto currículo que o credencia como uma das maiores autoridades no setor da cafeicultura capixaba e nacional, e que pela primeira vez esteve na região, trazendo conhecimentos e informações relevantes para o produtor, que ouviu atentamente a palestra focada no tema “Mercado do Café Conilon: Altas e Baixas”, discorrendo sobre o cenário atual, as dificuldades do setor, mas orientando o produtor sobre o momento e as condições adequadas para tomada de decisão, quando da comercialização do seu produto.

O professor Laércio Zambolim, graduado em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa, Mestre em Microbiologia e com Doutorado em Fitopatologia pela University of Florida, falou sobre “Problemas Fitosanitários na Cultura do Café Conilon”. Zamborlini, com o conhecimento que tem da cafeicultura no extremo sul e sul da Bahia, foi categórico ao afirmar que “falta pesquisa na região”, que o produtor enfrenta problemas fitosanitários e dificuldades na escolha do material genético adequado. Falou também sobre riscos, desafios, princípios da agricultura sustentável, problemas que preocupam a cultura do Café Conilon, finalizando ao dizer que o grande erro do produtor é querer aumentar a área de produção, ao invés de cuidar adequadamente da lavoura existente.

Encerradas as palestras, dado a aceitação e demonstração da importância do evento pela classe produtora, especialmente os cafeicultores, foi anunciada desde já a realização do 3º Dia de Campo Agromaq, em data a ser definida.

Em seguida foi servido um lauto churrasco de confraternização, ao som do expoente da música, Fabiano Araújo e Banda, seguindo-se a tarde de negócios com Expositores, onde se fizeram presentes as empresas Pianna Rural, Agrichem – Especialista em Nutrição Vegetal, Solus - Irrigação, Agrosady – Soluções Agrícolas, Fertilizantes Heringer, Palini & Alves – Máquinas Agrícolas e Conilon Bahia – Corretora de Café.

 

 




Tags:





Comentários do público:

Publicidade
0