Fertilização, irrigação e manejo do uso da água na irrigação foram os temas das palestras desta quarta-feira, 18, no auditório montado no Parque de Exposição de Teixeira de Freitas. Produtores rurais e estudantes da área debateram estratégias de economia de custos e o aumento de produtividade no cultivo de frutas.
Leonardo Costa Brito é produtor rural há mais de 10 anos e garante que com as orientações é possível ter mais competitividade no mercado. ”O consultor do Sebrae apresenta sistemas de irrigação que utilizam menos energia, menos água e oferece melhores resultados no cultivo”, destaca.
Leonardo Costa Brito | Adrielle Macario |
Adrielle é estudante do curso técnico em agropecuária e conta que através da capacitação também é possível se preparar para o mercado em que vai atuar. ”Ouvir é o melhor aprendizado. São profissionais que trazem valiosas contribuições técnicas, além da experiência que temos com os produtores, entendendo suas demandas já que serão nossos clientes no futuro”, comenta.
Entre os dias 17 e 21 de março uma programação com 13 palestras – das quais oito são realizadas pelo Sebrae – foi montada para atender produtores dentro da Festa da Melancia.
Para o gerente regional do Sebrae, Alex Brito, as capacitações dão mais força ao agronegócio. “Promover uma programação técnica dentro da festa é fomentar o crescimento do negócio, envolvendo vários setores através do entretenimento e turismo, além de oferecer conhecimento em gestão”, ressalta.
As palestras são gratuitas. Para se inscrever é necessário ligar para o telefone (73) 3013-7450, da Associação de Produtores de Melancia do Extremo Sul (APMEX), realizadora do evento.
Fonte: Agência Sebrae de Notícias Bahia