Encerrando a longa manhã, entrando pela tarde, em que esteve presente na cidade de Itabela nesta quinta-feira (07), o governador Rui Costa visitou e participou de importante reunião no Sindicato dos Produtores Rurais do município, onde foi recepcionado pelo presidente Ednardo Oliveira e diretores, produtores rurais, empresários dos setores da indústria, comércio e serviços, dirigentes da Loja Maçônica, do Rotary Club e da Câmara de Dirigentes Lojistas, colaboradores do sindicato, dirigentes escolares, professores e pessoas da comunidade, lotando literalmente as dependências da entidade.
Acompanhando o governador, se fizeram presentes três deputados estaduais (Robério Oliveira, Ângela Sousa e Maria Del Carmen), deputado federal Ronaldo Carletto, sub-secretário de educação Aderbal Castro, prefeito Paulo Pessanha e vice-prefeita de Itabela Drª Joecélia Coutinho Quadros, prefeito Neto Guerrieri de Eunápolis, secretarios municipais, vereadores, políticos de todas as matizes, Major Cleber Santos da Polícia Militar e assessores do governador.
Do presidente do sindicato, o governador ouviu relato sobre a importância econômica e a competitividade do setor produtivo do município de Itabela, com foco especial na cafeicultura e na fruticultura, questão indígena, insegurança no campo, segurança pública, implantação da Estação de Pesquisa e Festa do Café Conilon, dentre outros.
O deputado estadual Robério Oliveira reforçou a reivindicação já feita, mostrando ao governador Rui Costa a importância do asfaltamento dos 52 quilômetros da estrada, que já é estadualizada, entre as cidades de Guaratinga e de Santo Antônio do Jacinto, em Minas Gerais.
Depois de ouvir atentamente a todos, o governador Rui Costa, demonstrando profundo conhecimento das mais diversas situações do Estado, da sua máquina administrativa, das dificuldades orçamentárias, financeiras e administrativas, tratou com ênfase e propriedade dos mais diversos temas abordados na reunião, e outros inerentes à região.
Estradas – Prometeu executar a obra solicitada pelo deputado Robério Oliveira; na próxima segunda-feira (11) estará assinando Ordem de Serviço para asfaltamento da estrada Itamaraju/Jucuruçu, e informou que a duplicação da BR-101 entre Eunápolis e a divisa do Espírito Santo está dependendo da liberação de licenciamento ambiental.
Pesquisa – Segundo o governador, ele está mudando o perfil dos investimentos em pesquisa, para aplicar cerca de R$ 100 milhões em áreas de interesse do Estado e não de livre iniciativa dos pesquisadores, como ocorria anteriormente.
Segurança – O governador fez um amplo relato sobre a questão da segurança pública. Respondendo aos pedidos para criar em Itabela uma Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), ponderou que cada CIPM tira 30% de homens das ruas para desenvolverem atividades internas, havendo atualmente cerca de 2 mil policiais nos escritórios, e que a alternativa será transformar as CIMPs de unidades orçamentárias em unidades operacionais. Sobre o aumento de efetivo policial, disse que no final do governo Wagner nomeou 1.000 homens e nesses seus quatro meses de gestão já nomeou mais 2.000 para a Polícia Militar, devendo ter de volta ainda mais 2.000 que estão à disposição de diversos órgãos em todo o Estado, e que também irão para as ruas.
Até dezembro, mais 3 mil homens concluirão o curso de formação e serão distribuidos para atender aos municípios da Bahia, segundo o governador.
Pacto pela vida – As cidades de Eunápolis, Porto Seguro e Teixeira de Freitas deverão ser incluidas no programa Pacto pela Vida, tendo o governador ressaltado a necessidade da participação das prefeituras, instituições e iniciativa privada, para ampliar e interligar sistemas de monitoramento por câmeras com os organismos policiais, e que nesses quatro meses do seu governo, os indices de homicídios foram reduzidos em 17% em relação ao mesmo periodo de 2014. “O monitoramento racionaliza o uso de viaturas”, disse Rui Costa.
Crime organizado – Será criada uma Vara especializada e estrutura na Polícia Civil para cuidar especificamente do crime organizado na Bahia.
Questão indígena – O tema questão indígena na região, ligado a invasões de propriedades, morte de fazendeiro e ameaças a produtores e trabalhadores rurais, foi tratado pelo governador com muita propriedade, demonstrando conhecimento da situação.
A visita do governador Rui Costa a Itabela foi encerrada às 14h14, quando retornou a Porto Seguro, onde à noite participa da formatura de 350 estudantes que concluíram o curso profissionalizante do Pronatec e visita as instalações da Universidade Federal Sul da Bahia, no Centro de Convenções de Porto Seguro.