Pesquisadores da Estação de Zootecnia do Extremo Sul, pertencente a CEPLAC/CEPEC, participaram da Conferência Internacional sobre forrageiras de clima quente “, a International Conference on Forages in Warm Climates”, realizada pelo Núcleo de Estudos em Forragicultura (NEFOR) da Universidade Federal de Lavras (UFLA), Minas Gerais, no período de 1 a 3 de junho de 2015.
Participaram desse evento pesquisadores brasileiros de inúmeras instituições de pesquisa e universidades desde o Rio Grande do Sul até o Acre, bem como pesquisadores da Colômbia, França, Estados Unidos, Nigéria, Austrália e Inglaterra.
Entre os temas abordados estavam a utilização de leguminosas forrageiras em pastagens, das quais as leguminosas forrageiras Arachis pintoi cv. Belomonte e Desmodium ovalifolium cv. Itabela foram destacadas. Essas duas leguminosas foram estudadas e lançadas pela CEPLAC, com base nos trabalhos conduzidos pela equipe de pesquisadores da Estação de Zootecnia do Extremo Sul, localizada no município de Itabela-BA.