Realizado nesta terça-feira (14) na Fazenda Gameleira, município de Eunápolis, o Dia de Campo 2015 do “Programa Mais Árvores Bahia” reuniu técnicos e especialistas renomados, e cerca de cem produtores rurais atentos e interessados nos temas da maior relevância tratados durante o evento.
A abertura foi feita pela representante da CNA, Camila Braga, que falou sobre o objetivo de incluir pequenos e médios produtores na cadeia produtiva de florestadas plantadas para usos múltiplos, enfatizando a importância dos produtores promoverem o manejo e uso adequado da floresta.
Wilson Andrade, diretor executivo da ABAF (Associação Baiana de Empresas de Base Florestal), ressaltou que a Bahia importa 90% da madeira que consome, e que é necessário serem trabalhados três setores básicos: produtor, serrarias e mercado consumidor.
O presidente executivo da ASPEX (Associação dos Produtores de Eucalipto do Extremo Sul da Bahia), Gleyson Araújo, fez um histórico da entidade, de sua importante atuação no setor, de certificações, destacando que em função do plantio de florestas, a associação registra o expressivo número de 16 mil hectares de áreas preservadas.
O primeiro palestrante, engenheiro florestal Pedro Francio Filho, da Unisafe Consultoria, falou sobre o tema “Usos Múltiplos e SAF/ILFP, Solos e Variedades Florestais. Segundo Pedro, atualmente no mercado existem muitos doutores, muitos vendedores, mas poucos técnicos em campo, situação que precisa ser repensada. Noutra intervenção, ressaltou informações e ensinamentos relevantes, como: “Fertilize o solo e deixe que o solo fertilize a planta”, e “A muda que se planta é a floresta que se colhe”. Na visita técnica a campo, Pedro fez explanações com demonstrações práticas de manejo do eucalipto para as diversas finalidades a serem colocadas no mercado.
Diego Oliveira, do Centro de Inteligência em Mercados (UFLA – Universidade Federal de Lavras), falou sobre “Gestão da Propriedade Rural, Rentabilidade de Madeira para Usos Múltiplos e Linhas de Crédito.
Em meio a importantes temas tratados e troca de idéias e conhecimentos entre técnicos e produtores, foi informada a criação de uma Unidade Florestal Demonstrativa em Eunápolis, na dependência do interesse da classe produtora, e a realização do próximo módulo, em data a ser definida.
O Programa Mais Florestas realizado na Fazenda Gameleira, em Eunápolis, é uma realização Time Agro Brasil, CNA, SEBRAE, conta com patrocínio da Bayer e tem como parceiros: FAEB/SENAR, ABAF e ASPEX.
Participando ativamente do evento, registramos as presenças do coordenador de projetos de agronegócio do SEBRAE, Paulo Mesquita de Luna Freire; do diretor da Veracel Celulose, Pedro Cardoso; da assessora regional da FAEB, Eliane Oliveira; do diretor-presidente da Trevo Florestal, Carlos Renato Viana; dos diretores da ASPEX, Albert Sartório e Paulo Eizuka; do presidente e do diretor da ASOAPE, Rubens Ribeiro e Fábio Vieira, respectivamente.
A imprensa presente viveu momentos de muito trabalho mas de importantes contatos e troca de idéias.