home > noticias >

AGROQUÍMICOS

Projeto Cultivida leva boas práticas aos agricultores de Itabela/BA

Com foco no uso consciente dos defensivos, ação idealizada pela IHARA acontece na cidade nos dias 14 e 15 de agosto

Por: Clic101 / Ascom Ihara
Publicado em 11/08/2015 08:47

Publicidade

Armazenar os agroquímicos de modo inadequado ou aplicar o produto na lavoura sem o equipamento de proteção correto. Essas práticas são bastante comuns em algumas localidades e podem acarretar em problemas para os agricultores e seus familiares. Buscando reverter esse quadro, a IHARA, tradicional fabricante de defensivos agrícolas, criou o projeto Cultivida, que tem como objetivo proporcionar, por meio da prevenção, melhorias à saúde dos produtores e informá-los sobre o uso adequado dos agroquímicos durante sua aplicação no campo. Passando por diversas cidades, a ação chega na próxima sexta (14) e sábado (15) a Itabela (BA), terceiro município a receber o evento em 2015.

A sexta-feira (14) começa com o treinamento das equipes de saúde, que terão palestras e orientações sobre prevenção. O encontro tem o intuito de capacitar esses profissionais para que realizem o monitoramento constante, diagnosticando uma possível intoxicação por defensivos e quais medidas devem ser tomadas nesses casos.

No sábado (15), durante todo o dia haverá atividades que vão de palestras a apresentação do grupo Trupe de Teatro. Os profissionais vão explicar como utilizar corretamente os agroquímicos e a importância do uso dos equipamentos de proteção. Uma equipe de saúde também estará no local para realizar coleta de sangue do público presente. O Cultivida será realizado na Loja Maçônica de Itabela, das 8h30 às 12h. O projeto tem o apoio do Sindicato Rural e da Secretaria da Saúde de Itabela, que estão auxiliando na realização do encontro na cidade.

Este é o terceiro município a receber a ação em 2015, que já passou por Castro (PR), Núcleo Rural de Tabatinga (DF) e deve seguir por outras três cidades até dezembro. Nos últimos três anos, o projeto visitou Santa Cruz do Sul (RS), Ipuiuna (MG), Paty de Alferes (RJ), Sorriso e Lucas do Rio Verde (MT), Caxias do Sul (RS), Petrolina (PE), Santarém (PA), Jaguaré (ES), Guaraciaba do Norte (CE), Mossoró e Baraúna (RN), Bezerros (PE), Irecê e Jacobina (BA), São Miguel Arcanjo (SP), Pará de Minas (MG) e Ermo (SC). Até o momento, mais de 6000 pessoas já foram beneficiadas.

Serviço:

Data: 15 de agosto

Horário: 8h30

Local: Loja Maçônica de Itabela

Endereço: Av. Itabela Guaratinga, 333. Itabela, Bahia.

Sobre o Cultivida

Lançado em março de 2012, o projeto tem duração inicial de cinco anos e prevê a realização de eventos nas principais regiões agrícolas do país. O Cultivida dá orientações à população rural sobre os perigos e riscos à saúde do trabalhador, atuando em etapas de prevenção de intoxicações. Por meio de parceria com pesquisadores e médicos especializados, equipes de saúde pública de municípios de vários Estados do Brasil também recebem treinamento com a intenção de auxiliar esses profissionais para a elaboração de um diagnóstico correto e de um tratamento preciso nos casos de intoxicação por agroquímicos.

Sobre a IHARA

A IHARA atua desde 1965 no mercado e possui em seu portfólio mais de 60 produtos, como fungicidas, herbicidas, inseticidas e produtos especiais, para as mais diversas culturas. O trabalho da IHARA vai além de apenas levar produtos ao agricultor. A empresa auxilia o produtor rural a aperfeiçoar a produtividade com qualidade e de forma sustentável. A IHARA busca ainda estabelecer parcerias estratégicas com outras empresas do setor para melhor atender ao agricultor, oferecendo-lhe opções para auxiliá-lo a resolver problemas na lavoura.



Tags:





Comentários do público:

Publicidade
0