Em um cenário extremamente competitivo, os pequenos negócios do setor de apicultura precisam entender e utilizar as plataformas digitais (redes sociais, e-commerce etc.) pra se posicionar no mercado e conversar diretamente com seus consumidores. Afinal, mais da metade da população do país (110 milhões) é ativa na internet e mais de um terço dos brasileiros (36%) compra via computadores, tablets e smartphones. O relatório “Marketing digital: favorecendo a apicultura no ambiente on-line”, disponibilizado pelo Sistema de Inteligência Setorial (SIS) do Sebrae, apresenta as principais características do marketing digital, as ferramentas disponíveis e dicas estratégicas para o setor apícola.
De acordo com dados publicados no portal E-commerce Brasil, cerca de 79 milhões de brasileiros estão conectados por meios móveis (celulares), o que mostra a importância de colocar sua marca em redes sociais como o Facebook, a plataforma mais utilizada pelos internautas. Mas há uma série de outras ferramentas que devem ser bem trabalhadas pelos empreendedores do setor, desde um site de fácil utilização e adaptável para vários aparelhos (mobile, tablet, desktop) até campanhas de marketing por e-mail. Um exemplo de uso do marketing no setor é o do Apiário Florin, fundado em 2002 pelo agrônomo Arno Wieringa na cidade de Domingos Martins (ES), que faz parte do polo turístico de Pedra Azul. Além de uma página no Facebook e no Instagram, o empreendedor investiu no comércio on-line, onde vende diversos produtos: mel de abelha, própolis, geléia real, apitoxina, cosméticos e bebidas de mel. A loja virtual também possui um espaço de atendimento ao cliente e de informações sobre os pedidos realizados.