Com uma breve cerimônia, muita expectativa, palavras de boas vindas, café da manhã, oração universal e uma saudação especial entre todos os presentes pela passagem do Dia Mundial da Saudação (criado em 21/11/1973 para celebrar a importância de uma saudação na preservação da paz, tendo, dentre outros, o significado de criar ambientes saudáveis), foi inaugurada na manhã deste sábado (21) a nova loja da COOABRIEL em Itabela, somando esforços no processo de desenvolvimento, oferecendo novos serviços e dando suporte ao fortalecimento do agronegócio de Itabela e da região.
Com 52 anos de história desde sua fundação e 16 com raízes fincadas no sul da Bahia, a Cooabriel atua em Itabela desde o ano de 2007, adquirindo área própria, construindo armazém e outros setores de suporte, e agora dá mais um passo firme junto com os sócios e produtores da região.
A filial Itabela tem hoje 168 cafeicultores sócios da Cooabriel, movimentando em torno de 98 mil sacas de café. No sul da Bahia, englobando as filiais de Itabela e Teixeira de Freitas, são 370 associados, representando 7% do número total de sócios efetivos, que é superior a 5 mil cafeicultores.
Difundindo a cultura da cooperação no norte e noroeste do Espírito Santo e sul da Bahia, capixabas e baianos se unem pela força do cooperativismo.
Estiveram presentes o vice-presidente Luiz Carlos Bastianello, secretário Onivaldo Lorenzoni, gerente geral Edimilson Calegari, gerente da filial Itabela Adriano Vasconcelos, engenheiros agrônomos/consultores técnicos Ramon Calixto e Luiz Vicente, técnicos agrícolas Wdialison Souza e Cristiano Ferreira, conselheiros, gerente do Sicoob Itabela – Adriana Aparecida, produtores e convidados.
“Estamos aqui cumprindo a promessa feita de trazer uma unidade de produtos da Cooabriel. A gente tem um entusiasmo muito grande por essa região, Itabela, Teixeira, Camacan, a gente quer investir na região, temos intenção de trazer também a unidade do viveiro de mudas. Já adquirimos a área para produção de matrizes, já estamos fazendo plantio, e dentro de dois a três anos já teremos aqui uma unidade do viveiro”, disse o vice-presidente em seu pronunciamento.
Segundo Bastianello, o trabalho de granelização dos armazens será iniciado em Itabela a partir da colheita de 2016, quando o café poderá ser entregue em sacas, bag ou a granel.
“Estamos fazendo dentro das nossas possibilidades, viabilizando o nosso negócio de maneira mais confortável, de uma forma que a gente tenha também um custo menor para repassar isso para o nosso cooperado. O associativismo é uma sociedade de pessoas, não é uma sociedade de capital. Tudo que a gente puder fazer para o cooperado, a gente estará praticando o cooperativismo. Acredito que vocês vão sentir a diferença nos preços dos produtos aqui, nossos preços eu acredito que sejam competitivos e acho que vai valer a pena”, enfatizou Bastianello, que agradeceu a todas as pessoas, a todos os cooperados, a todos que contribuiram para que os objetivos estejam sendo alcançados.
A loja - “Nossa loja é simples, pequena, mas eu tenho certeza que dentro de seis meses a gente deve estar procurando um outro lugar para expandir. Aqui dentro tem a grande maioria das coisas que vocês precisam no trabalho diário. A gente não tem estoque aqui e sim no depósito, aqui é quase um mostruário para o cooperado”, lembrou Bastianello.
Serviços e inovação - “Hoje é uma data que vai marcar a COOABRIEL aqui, a gente está buscando inovar e quer trazer para a região de Itabela todos os serviços que a COOABRIEL presta ao quadro social na região do Espírito Santo. Queremos a colaboração de vocês com as ideias, que vocês tragam pra gente todas as necessidades que vocês têm e que às vezes a gente não está enchergando. Dentro do nosso alcance, vocês podem ter certeza que não vamos medir esforços para fazer um trabalho bom e que venha benificiar o cooperado da COOABRIEL”, finalizou o vice-presidente Bastianello.