Aberta oficialmente neste domingo (29) no Parque de Exposições de Salvador pelo governador da Bahia, Rui Costa (PT), e pelo novo secretário de agricultura, Vítor Bonfim (PDT), a 28ª Feira Internacional da Agropecuária (FENAGRO) teve o dia marcado por uma ocorrência nada agradável.
O cavalo Forró do Cardeal, premiado nacionalmente, teria sido atingido por choque provocado por fiação elétrica na baia em que estava acomodado, e acabou morrendo.
Os proprietários do animal, pertencente ao Haras Caraíbas, usaram sua página no Facebook para tecer duras críticas à estrutura do evento, que não estaria preparada para receber animais, dizendo estar vivendo “um dos piores momentos da nossa criação”. “Nosso Forró do Cardeal acaba de morrer eletrocutado! Acreditem! Absurdo! Eletrocutado na baia da Fenagro 2015! Uma feira que se diz uma das maiores do Brasil! Sem nenhuma estrutura para receber nossos animais e com gambiarras que matam nossos cavalos e podiam matar nossos peões ou proprietários”.
A Fenagro
A expectativa dos organizadores é de que durante o periodo de realização da Fenagro, 28/11 a 06/12, sejam movimentados aproximadamente R$ 100 milhões em negócios e atraídos 100 mil visitantes ao evento realizado na capital baiana, que tem também 150 estandes de cooperativas e associações, praça de alimentação, praça de comunidades e povos tradicionais, espaço de produtos orgânicos e espaço cultural.
Na programação deste ano, além dos tradicionais leilões e exposição de animais, a Secretaria de Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri) irá apresentar cadeias produtivas, como algodão, borracha natural, cacau/chocolate, café, cana/etanol, carne, charuto, coco, sisal, dendê, flores, leite, entre outras.
Os ingressos para o evento custam R$ 5. Crianças até 12 anos não pagam. Funcionários públicos têm gratuidade mediante comprovação.