home > noticias >

FALA DE ALDAIR ALMEIDA

“Pasta da agricultura não tem nada, está vazia; [prefeito] não tem compromisso com a agricultura, diz ex-secretário

“A gestão dos equipamentos nunca foi do secretário de agricultura... vem a ordem ´fulano é que vai comandar`”, diz Aldair

Por: CliC101 | Idalício Viana
Publicado em 01/02/2016 12:31

Publicidade

O ex-secretário de agricultura de Itabela, Aldair Almeida, conversou longamente com a reportagem do CliC101 neste final de semana, fazendo um relato da sua passagem à frente do órgão, uma retrospectiva da sua vida, avaliações da situação política e administrativa do município e dando uma visão de futuro.

Segundo Aldair, ele nunca participou da vida política visando cabide de emprego, prá tirar benefício próprio, não havendo preocupação com o salário e sim com a questão social.

Breve retrospecto

Tendo seu primeiro emprego na Fazenda Guerra, chegou a tesoureiro e depois a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Itabela, onde implantou cursos de pedreiro, carpinteiro, eletricista, manejo de solo, com aplicação dos seus conhecimentos e formação na área agrícola.

Na política, se filiou inicialmente ao PT, indo posteriormente para o PCdoB, onde participou com sucesso das campanhas de deputados, percorrendo toda a Bahia.

Em Itabela, assumiu  a secretaria de agricultura nos dois últimos anos da gestão do ex-prefeito Caribé, vislumbrando ser a melhor forma de implementar políticas públicas na zona rural e melhorar a vida das comunidades.

No atual governo municipal, tendo ganho as eleições após a aliança feita, quando foi voto vencido, segundo afirma, Aldair continuou à frente da secretaria da agricultura por indicação do seu partido, o PCdoB, cuja presidente é a atual vice-prefeita Joecélia Coutinho.

Ações executadas

“Fizemos nosso dever de casa. Mas quem ocupa a pasta não é o dono da pasta, as decisões são passadas pelo superior que é o prefeito. Superamos as dificuldades políticas e administrativas, encaminhamos e liberamos projetos iniciados pelo ex-secretário Edinaldo Torres, de grande valia para a agricultura e que estavam em andamento, com liberação de automóvel, moto e trator, fizemos grande distribuição de alevinos, e tive o apoio de grandes parceiros, inscrevemos o município no PAC2 e liberamos motoniveladora, caçamba e retroescavadeira”, relatou.

Gestão

“A gestão dos equipamentos nunca foi do secretário de agricultura. Tentei aplicar as normas do convênio, mas vem a ordem ´fulano é que vai comandar`, havendo desvio de objetivo do convênio”, diz.

Evaziamento

Segundo o ex-secretário, foi dada a pasta ao partido, mas a da agricultura, assim como as demais secretarias, sofreu com a falta de autonomia, sendo esvaziada e sofrendo interferências.

Participação

“Entidades do município que poderiam ter participação mais efetiva fogem do debate. A participação nas políticas territoriais deixou de existir. O Conselho não pode definir seu cronograma de trabalho por absoluta falta de autonomia”, relata Aldair.

Destino

“Minha vida pessoal sempre foi pautada no trabalho. Volto para a atividade de pequeno produtor,  vou fazer aquilo que sempre fiz, juntamente com minha esposa, que é professora mas trabalha com dedicação também na atividade rural”.

Pretensões

Aldair foi candidato a vereador em 2004 mas não concluiu o trabalho por ter sofrido um acidente, e com longa vivência no meio politico, diz ter suas pretensões e vai discutir com o partido os rumos a serem adotados, tendo o PCdoB estadual encaminhado para apresentar candidatos a prefeito e a vereadores.

Política

Questionado sobre as próximas eleições e pré-candidaturas, especialmente do prefeito atual, disse Aldair: “A Impressão é que ele não quer ser candidato e não preparou ninguém. Os comentários e as conversas são muitas. A porta da Câmara é um comitê onde se fala de tudo. O pessoal tem a mania de juntar para ganhar a eleição e depois cada um vai para seu lado. Se a gente não unificar as forças para um eventual projeto de ganhar a eleição e governar, não vai para lugar nenhum”.

Avaliação final

“Se eu tivesse analisado a pasta da agricultura pelo que o então candidato declarou ao TRE, eu não teria assumido a pasta, porque não tem nada, está vazia, [prefeito] não tem compromisso com a agricultura. No dia em que o prefeito voltar os olhos para a agricultura, permitindo um planejamento, acredito que vão haver mudanças. Temos uma agricultura fortissima. Mais uma vez a pasta da agricultura não funcionou. Enquanto tiver pré-candidatos só com blá-blá-blá, é só mudança de grupo, sai um grupo e entra outro. Gostaria que as entidades se unissem, chamassem os pré-candidatos a prefeito e a vereador, questionasse sobre seus projetos, avaliasse seu nível de conhecimento sobretudo das questões fundamentais do município”, finalizou o ex-secretário Aldair Almeida.



Tags:





Comentários do público:

Publicidade
0