Equipe coordenada pelo Dr. Valter Ribeiro e integrada pelos técnicos Saturnino França, Rafael, Cláudio Gave e Jonatas, acompanhados pelo presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Guaratinga, Jorge Brito, esteve na região do Córrego do Ouro nesta sexta-feira (4), sendo recebidos por um grupo de produtores de leite da localidade, tendo à frente o produtor Almir Teixeira e o produtor e vereador daquele município, Robério Martins.
Dr. Valter Ribeiro, com vasta experiência na coordenação dos programas leiteiros na Bahia, em Minas Gerais e outros pontos do país, realizou supervisão e acompanhamento das ações desenvolvidas pelos produtores do programa, explanando, dirimindo dúvidas e trazendo novas experiências para o grupo de 15 produtores, participantes do programa há cerca de três anos.
Numa inspeção à nova e moderna sala de ordenha mecânica, o especialista Valter ressaltou a importância e os acertos das instalações, e indicou pontos para melhoria e até mesmo eliminação daqueles não necessários, buscando qualidade, eficiência, produtividade e atendimento às questões de sanidade, proteção e segurança.
Fruto do trabalho desenvolvido em comunidade, o sucesso do projeto foi ressaltado pela equipe técnica e mostrado pelos seus participantes, em especial pelo produtor Almir Teixeira e pelo seu irmão Nelson Teixeira, que depois de vinte anos vivendo em Belo Horizonte, retornou para o meio rural, e hoje se diz extremamente satisfeito com o trabalho e com os resultados obtidos.
Para o presidente do Sindicato, Jorge Brito, um batalhador incansável na defesa dos interesses da classe produtora do município de Guaratinga, o sucesso do projeto deve ser creditado à participação ativa de todos, ao interesse e receptividade na aplicação das novas tecnologias, obediência às orientações dos técnicos que elaboram os projetos e fazem o acompanhamento sistemático de todas as ações, e à participação decisiva do Senar e do Sindicato, lembrando ainda a relevância do fato de todos os produtores estarem desenvolvendo e obtendo sucesso com os recursos gerados dentro do seu próprio negócio, o leite, sem necessitar recorrer a financiamentos de instituições financeiras.
Segundo Jorge, projeto semelhanbte está em desenvolvimento também na região do povoado de Monte Alegre, onde 16 produtores participam, com resultados importantes e animadores.
“Estamos lutando e vamos conseguir trazer para o produtor novos incentivos, como a assistência médica veterinária, uma justa e urgente reivindicação dos produtores, com apoio do Senar”, enfatiza Jorge Brito.
O vereador e produtor Robério Martins, liderança política e empresarial na região e no município de Guaratinga, é um dos mais entusiasmados e maiores motivadores para que o grupo encontre sempre as melhores soluções para os problemas surgidos, como a escassez de chuvas, os ataques de pragas nas pastagens, e dificuldades com as vias de acesso à região.
Uma nota de destaque para o jovem produtor Diblain Lira, da região do Córrego Fradinho, entusiasmado com a atividade e com o sucesso obtido, sendo um motivador para novos interessados em ingressar na atividade e exemplo de perfeito engajamento nas diretrizes do programa Pro-Senar Leite.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Programa Pró-Senar Leite é encerrado com sucesso na região do Córrego do Ouro, em Guaratinga
Vídeos produzidos pelo Clic101 são divulgados pelo sistema Senar/Faeb/Sindicatos
GUARATINGA - Pró-SENAR Leite muda a realidade de produtores do Córrego do Ouro
EM VÍDEO - Produtor Rural e Vereador de Guaratinga fala sobre o Pró-SENAR Leite
EM VÍDEO - Presidente do Sind. Prod. Rurais de Guaratinga fala sobre o Pró-SENAR Leite