Acompanhados pelo Chefe da SECEX - Seção das Estações Experimentais, Ediney de Oliveira Magalhães e recepcionados pela Gerente da Estação Experiental da Ceplac, Drª Claudia Rezende, apicultores de Itabela visitaram na terça-feira (23/07) a ESSUL - Estação de Zootecnia do Extremo Sul .
Idalício, Ediney, Paulo, Sidivaldo, Cláudia, Fábio |
Na oportunidade, foram explanados os objetivos da Estação e os projetos que são realizados.
Ediney Magalhães informou que uma das metas da direção do Cepec- Centro de Pesquisa do Cacau é aproximar os produtores das estações experimentais, realizando difusão de tecnologia nas áreas de competência de cada Estação, além das pesquisas que é o motivo maior da criação destas unidades da Ceplac.
O município de Itabela possui um grande potencial para a exploração da apicultura. Atualmente, são 23 apicultores com uma produção em torno de 1,5 tonelada de mel, considerada ainda muito baixa para a pontencialidade do município.
Segundo Ediney Magalhães, a Ceplac, juntamente com a APISBELA-Associação Apícola de Itabela e os demais parceiros, montará estratégias de ações através de um planejamento objetivando o aumento da produção e principalmente da produtividade do mel, além de agregar novos membros à associação.
Segundo Idalício Viana, um dos fundadores da associação e incentivador da apicultura no município e na região, “a visita de Ediney, uma das maiores autoridades na área de apicultura, vem num momento muito oportuno, quando os apicultores estão se qualificando, reestruturando e fortalecendo a associação, e precisam contar com parcerias importantes para o desenvolvimento deste segmento, que tem nesta região um extraordinário potencial de pasto apícola, representado pelas florestas de eucalipto, mata nativa, além do café, em condições de fazer de Itabela um dos maiores municípios produtores de mel e de outros produtos das abelhas”.
“Nós apicultores de Itabela estamos muito felizes, esperançosos e agradecidos por tudo que pudemos tratar com o professor Ediney e com a Drª Cláudia, e temos certeza que não tardará para que muitas novidades sejam anunciadas para nossa apicultura”, finalizou Idalício.