O 3° Seminário de Apicultura do Extremo Sul, realizado em Teixeira de Freitas nesta quinta-feira (19/09), contou com a participação de produtores apícolas de toda a região, técnicos, pesquisadores, dirigentes e autoridades do setor público.
Terezinha Braga, Valter Barbosa, Eliane Oliveira, Alex Brito, Paulo Sérgio Cavalcante |
Profª Lídia Barreto / Platéia |
O evento contou na sua abertura com a mesa composta por Alex Brito (Coordenador Regional do Sebrae), Eliane Oliveira (Presidente do Sindicato Rural de Eunápolis e Vice-Presidente Administrativa da FAEB), Paulo Sergio Cavalcante (Professor da UESB e Presidente da Febamel-Federação Baiana de Apicultura e Meliponicultura), Terezinha Braga (Dirigente da SUAF/Seagri), Valter Barbosa (Secretário de Indústria e Comércio de Teixeira de Freitas).
Temas relevantes para o setor apícola foram tratados pela manhã, ressaltando-se a abordagem sobre Planejamento Estratégico nas Associações, feita pelo consultor do Sebrae, professor Nadson Sales, enfocando os pontos fortes e fracos, as oportunidades e as ameaças, fechando sua fala mostrando que as potencialidades têm que ser exploradas, tendo-se que superar as fragilidades, agarrar as oportunidades e neutralizar as ameaças.
Falando sobre a problemática de mercado, o empresário e publicitário Gilson Dantas apresentou uma minuciosa pesquisa de mercado realizada na região extremo sul da Bahia, mostrando a evolução do consumo de produtos apícolas nos centros urbanos e o comportamento do mercado consumidor com relação aos diversos tipos de embalagens utilizadas.
À tarde, depois do lauto almoço servido para os 150 participantes do evento em uma churrascaria da cidade, o professor Paulo Sergio deu uma verdadeira aula sobre sanidade das abelhas, seguido da professora e pesquisadora Lídia Barreto, da Universidade de Taubaté/SP, que mostrou para todos os produtores presentes as perspectivas, a importância, tecnologias de produção e valor econômico.
No seminário a Apisbela-Associação Apícola de Itabela se fez representar com a maior comitiva, composta por 13 apicultores, e a Asapmag de Guaratinga com 8 integrantes.
Marcaram presença também o gerente do BNB/Pronaf, Eduardo Andrade, os senhores Valmir Bispo e Wiliam Urbano, representantes da Fíbria, Pedro Leite, presidente do Sindicato Rural de Mucuri, e os presidentes de associações apícolas Cláudio Ambrosini (Itabela), Janhanderson (Teixeira de Freitas), Carlos Benedito (Eunápolis), Juca (Mucuri), Edvaldo Araújo (Caravelas), Gilson da Paixão (Guaratinga), Legal (Alcobaça) e Eisenhoven (Itamarajú).
Para Paulo Mesquita, do Sebrae, organizador do evento e Coordenador do Projeto de Apicultura do Extremo Sul, “o Seminário Regional de Apicultura, na sua terceira edição, se consolida como significativa intervenção no extremo sul da Bahia. Nesta edição, cujo tema é Evolução e Resultados, temas como planejamento, inovação tecnológica e mercado abrem perspectivas para um segmento fortalecido e competitivo”, finalizou Paulo Mesquita.