home > noticias >

CACAUICULTURA

Cultivo, certificação, preços, consultoria e assistência técnica são discutidos entre entidades e cacauicultores de Guaratinga

Trabalhar com quem quer é de fundamental importância para alcançarmos os objetivos, destaca Jorge Brito.

Por: CliC101 | Idalício Viana
Publicado em 24/08/2016 09:37

Publicidade

Uma tarde das mais importantes foi o que tiveram produtores, trabalhadores e gerentes de propriedades rurais do município de Guaratinga nesta terça-feira (23), quando o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais do município, Jorge Barreto Brito, juntamente com técnicos do Senar, Sebrae e Cargill realizaram reunião de sensibilização com produtores de cacau, apresentando e discutindo programa de cultivo, certificação, incremento nos preços, consultoria e assistência técnica para os produtores de cacau.

Ellen Santos - Coordenadora de Programas do Senar Bahia

Senar - Ellen Santos, coordenadora de programas do Senar Bahia, discorreu sobre a execução do programa Prosenar Cacau, formas de adesão dos produtores e parceiros, bases do programa, cursos de gestão, consultoria multidisciplinar, assistência técnica, diagnóstico da propriedade, construção do plano de trabalho, marcos críticos da produção, dia de campo, missões técnicas e unidade demonstrativa, consultorias, supervisões, ressaltando instrumentos de acompanhamento e controle.

Segundo Ellen, os resultados esperados são mudança comportamental do produtor rural, profissionalização de produtores e trabalhadores, organização da produção, qualificação, aumento da renda e da produtividade, gestão eficiente e incremento tecnológico.

Ismael Trindade / Gestor de Projetos de Agronegócios/Sebrae Extremo Sul

Sebrae – O gestor de projetos de agronegócios da Unidade Regional do Sebrae no Extremo Sul, Ismael Trindade, falou sobre o programa Sebraetec, promovendo acesso de pequenos negócios e soluções em áreas de conhecimento da inovação, enfatizando os desafios para quem quer inovar, os benefícios do programa e como o Sebrae ajuda os programas nos negócios a inovar, com menos riscos.

 

Rafael Milantônio / Cargill

Cargill – Com 36 anos de atividade, sendo uma das maiores unidades processadoras de cacau e chocolate da América Latina, produzindo e comercializando internacionalmente produtos e serviços alimentícios, agrícolas, financeiros e industriais, comprometida com o sucesso de seus clientes e transformadora de seu conhecimento e experiência em soluções inovadoras, a Cargill, representada pelo técnico Rafael Milantônio, após breve apresentação da empresa ressaltou aspectos relevantes a serem tratados durante a execução do programa, com um setor de cacau próspero para as gerações futuras, condições de vida do produtor e da comunidade, desenvolvimento das propriedades rurais, treinamento de produtores e trabalhadores, suporte a comunidade e cooperativas, dentre outros.

Sobre certificação, considerando resultados da safra 2015/2016, Rafael ressaltou que a empresa já trabalha com cerca de 80 fazendas certificadas, num total de 20.000 hectares e 7.300 hectares de área de cacau, com aproximadamente 2.000 toneladas de amêndoas certificadas disponíveis. Nos municípios de Guaratinga, Itabela, Eunápolis, Itamaraju e Belmonte, a projeção para a safra 2016/2017 é de 100 produtores/trabalhadores treinados e 100 produtores certificados.

Durante sua apresentação, Rafael enfatizou o foco no incremento de produtividade, rastreabilidade e gestão da propriedade, boas práticas agrícolas e de plantio, prêmio ao produtor determinado pelo mercado, abrangendo aspecto sociais e ambientais.

 

Jorge Brito / Presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Guaratinga-BA

Sindicato - Segundo o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Guaratinga, Jorge Brito, destacado pela classe produtora pela sua dedicada e eficiente atuação à frente das atividades produtivas, fundamental para o desenvolvimento do setor de agronegócio no município e na região, a parceria com entidades e empresas como o Sistema Faeb/Senar, Sebrae e Cargill é de fundamental importância para a implementação de projetos dessa magnitude e com resultados promissores.

No programa, o produtor recebe treinamento em boas práticas agrícolas e gestão, assistência técnica, consultoria em certificação UTZ, atendimento à legislação, financiamento de fertilizantes e prêmio por amêndoa certificada. Como compromissos, participa do PROSENAR Cacau, celebra termo de compromisso, se adequa à certificação e assume contrapartida de apenas 1 saco de cacau, a negociar, devendo atender também os requisitos de engajamento no programa, possuir DAP, NIRF ou CNPJ e possuir renda compatível.

O engajamento do produtor é imprescindível, trabalhar com quem quer é de fundamental importância para alcançarmos os objetivos, destaca Jorge Brito.









Comentários do público:

Publicidade
0