O Milk Checker, aparelho que detecta as mastites clinicas e subclínicas com precisão eletrônica em segundos e ajuda na eliminação da doença dos úberes das vacas, já está à disposição dos produtores e técnicos brasileiros
O pequeno aparelho pode ser operado com apenas umas das mãos e dispensa uso de reagentes. E ao contrário do tradicional e complicado California Mastitis Test (também conhecido como "teste da raquete”), método subjetivo e que requer misturar o leite com uma solução, os resultados do Milk Checker são exibidos numericamente em um display digital, com precisão decimal.
O Milk Checker analisa as amostras de leite dos quatro quartos do úbere e mostra todos os resultados de uma só vez. Em alguns segundos ele detecta com precisão a mastite subclínica no animal, possibilitando a sua separação do restante do rebanho e o inicio imediato do tratamento, proporcionando maior rapidez e segurança de cura.
No caso de tratamento de mastite clinica, o Milk Checker tem função fundamental, pois com ele é possível checar todos os dias o estágio da doença e a eficiência dos medicamentos utilizados, através dos testes precisos e em escala decimal.
O Milk Checker é fabricado no Japão com o rígido controle e homologação do Ministério da Agricultura daquele país. É muito utilizado pelos produtores japoneses, franceses, australianos e neozelandeses. No Brasil é distribuído com exclusividade pela Araucária Genética Bovina.
Fonte: Portal do Agronegócio