Com o objetivo de promover educação voltada para a responsabilidade social, que alvanque mudança de valores, aliada a uma postura cidadã e socioambiental, foi assinado na manhã desta segunda-feira (13) termo de cooperação técnica entre o Sindicato dos Produtores Rurais de Itabela (SPRI), Prefeitura Municipal, Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia (Faeb) e Senar-AR Bahia.
Com o slogan “Desperte essa ideia e faça um mundo melhor” o Programa Despertar vem realizando ações de Educação Ambiental. Em 2016 já estava implantado em 75 municípios, 1.101 escolas, envolvendo 6.710 dirigentes escolares e 103.591 alunos, com metodologia direcionada a pedagogia por projeto e pesquisa/interdisciplinaridade, elaboração dos projetos com os alunos e a comunidade, potencialidade e problemática socioambiental.
Ao ato, realizado na sede do Sindicato dos Produtores Rurais de Itabela, estiveram presentes o presidente do sindicato - Ricardo Covre, o prefeito Luciano Francisqueto, assessora regional da Faeb e supervisora de cursos do Senar – Eliane Meneses, secretários municipais, dirigentes escolares, diretores do sindicato, presidente do Comitê de Bacias Hidrográficas (CBH/Frabs) – Gilberto Borlini, servidores públicos e dirigentes de entidades.
Apresentando suscintamente o programa, Eliane Meneses enfatizou a importância do trabalho junto à comunidade, o apoio do sindicato e do prefeito, falou sobre os objetivos e metodologia, ressaltando que o detalhamento ocorrerá quando da apresentação a ser feita pela coordenadora do programa, senhora Jaqueline.
O prefeito Luciano Francisqueto falou da importância do programa para o município, da preparação dos jovens para a atividade rural e do fortalecimento da economia e produção de renda para as famílias.
Encerrando o evento, o presidente do sindicato, Ricardo Covre, enfatizou a amplitude do Programa Despertar, lembrando como uma semente a ser plantada na cabeça e na alma de cada criança, e ressaltou que no meio rural é possível produzir e explorar sem degradar.