Produtores rurais e autoridades de vários segmentos fizeram uma manifestação pelas ruas de Rio Bananal na manhã deste domingo (19/02) contra a importação de café pelo governo brasileiro. Com máquinas agrícolas, tratores e carros particulares, os manifestantes trafegaram pelo centro da cidade, com apoio dos Sindicatos Patronais Rurais de Rio Bananal e Sooretama, Prefeitura, Câmara, Sindicatos dos Trabalhadores Públicos, empresários e agriculturores.
Segundo o jovem produtor rural Artur Capila Ximenes, membro do grupo Galera do Café, responsável pela manifestação, o objetivo é sensibilizar os moradores locais, o estado e as autoridades federais sobre as perdas que poderão acontecer.
“Somos contra essa medida injusta. Essa passeata é uma forma de alertar que todos seremos impactados, produtores, comércio, o munícipio e o nosso estado”, afirmou.
Apoio
O diretor-presidente do Sindicato Patronal Rural de Rio Bananal, Eristeu Giuberti Júnior, ressaltou que os prejuízos econômicos e fitossanitários serão incalculáveis.
“Nos posicionamos contra a importação de café porque sabemos que o Vietnã não tem controle de pragas e ainda usam mão de obra escrava. Uma afronta contra o nosso produtor rural”, disse.
Júnior disse ainda que uma reunião foi realizada em São Mateus na última sexta-feira, com representantes dos cafeicultores de todo o estado, para traçar providências para resolução do problema.
O diretor-presidente do Sindicato Patronal Rural de Sooretama, Israel Ewald, que também esteve na manifestação, complementou:
“Estamos apoiando essa manifestação para fortalecer o movimento. Temos de barrar de qualquer maneira essa importação, pois, do contrário, vamos enfrentar graves problemas na economia do estado”, garantiu.
Mais manifestações
Mais uma manifestação contra importação de café está sendo convocada para o centro da cidade de Cachoeiro de Itapemirim/ES nesta segunda-feira (20) às 14 horas.