Após a sessão que pode-se dizer histórica, ocorrida nesta quinta-feira (20) na Câmara Municipal de Itabela, quando a comunidade, representada pelos seus diversos segmentos, compareceu em massa, num verdadeiro exercício de cidadania, a reportagem do CliC 101 ouviu opiniões de importantes representantes da sociedade civil organizada sobre o transcorrer, o resultado e o significado daquela reunião.
O Venerável da Loja Maçônica Fraternidade Itabelense, Ednardo Oliveira, assim se manifestou:
“A sensação que nós temos é de um novo momento. Com tantas falcatruas, com tanta improbidade realizada nos últimos anos, com a descrença a que chegou a política, momentos como esse que tem a participação da comunidade, que tem a participação das instituições, e que o resultado de uma sessão está levando em conta um parecer técnico, isso nos resgata a esperança de que ainda tem solução. A probidade é a palavra a ser proclamada. A probidade vai trazer a ordem e vai trazer o progrresso, não só para o nosso município, mas para o nosso país. Momento ímpar. Gostaria de parabenizar a todos, em especial ao presidente desta Casa, o presidente Alex, que se esforçou muito para que essa sessão fosse conduzida com imparcialidade, e com resultado que entendemos que foi o mais justo, o mais correto.
Parabéns à população de Itabela. Esperamos que essa nova classe política continue com essas atitudes”.
A professora Cila Sartório, legítima representante da sociedade civil, da classe produtora e do setor da educação, como professora de História do 8º ano A da Escola Maria d´Ajuda Silva Vieira, e que no momento trata do conteúdo sobre divisão do Estado entre os três Poderes, entendendo que os alunos tinham muitas dúvidas sobre o Poder Legislativo, os convidou e os levou para assistirem “ao vivo” a sessão da Câmara.
“Só não tinha atinado que era uma sessão tão importante. Foi bom que eles perceberam uma votação importante e a Casa movimentada. Espero voltar para dar continuidade ao conteúdo, eles tendo conhecimento de como o Poder Legislativo se comporta, qual é a função deles dentro do estado de direito, do estado democrático”, disse a professora Cila.