Caminhada alusiva ao Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil foi promovida na manhã de segunda-feira (12) pela Secretaria de Desenvolvimento Social de Itamaraju, através do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI.
Com a concentração realizada no bairro Santo Antonio do Monte, um grande publico foi registrado no evento que percorreu diversas ruas do município até a Praça Castelo Branco, contando com a presença do prefeito Marcelo Angênica, o vice Téa e secretários municipais, com apoio do Tiro de Guerra 06.025, Policia Militar, secretarias de Administração e de Educação, Superintendência de Trânsito, Conselho Tutelar, CREAS, CRAS, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV, SMDS, secretaria de Saúde- Atenção Básica /Núcleo de Apoio a Saúde na Família – NASF, Equipe Bolsa Família e acadêmicos de Serviço Social.
A temática chamou atenção da população para a importância de garantir que os direitos das crianças e adolescentes não sejam violados ou interrompidos no ciclo precoce da vida. O trabalho infantil é um caso de violação dos direitos humanos da criança e do adolescente e que se faz presente na história mundial e brasileira, fruto da cultura existente no seio da sociedade que valoriza o trabalho como forma de educar sem levar em consideração os prejuízos que isso possa causar ao desenvolvimento da criança e do adolescente, segundo os técnicos da ação social.
O enfrentamento da questão vai desde a sensibilização, conscientização da família e da sociedade, alem de intervenções de órgãos que garantam a preservação dos direitos sobre as conseqüências do trabalho para a vida desses pequenos trabalhadores. “O trabalho infantil é uma falsa visão de que o trabalho precoce prepara a criança para o futuro e a torna mais responsável. No entanto, muitos estão preocupados somente com a garantia de ajuda no orçamento familiar, ou ocupar a mente das crianças sem perceber a violação dos direitos”.
O coordenador do Programa PETI - Paulinelli Santhiago agradeceu a presença de todos que abraçaram a campanha de erradicação “12 de Junho”, proporcionando de forma motivadora o combate ao trabalho infantil. Sathiago agradeceu ao apoio dado pelo comércio local na estruturação da campanha. “Sabemos da problemática em todo território, porém a nossa meta e desafio é oferecer condições e opções que possam mudar o cotidiano de cada família, garantindo orientação de forma eficaz inserindo as crianças e adolescentes nos programas da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, garantindo um futuro correto”, encerrou.
Para denúncias de trabalho infantil, a pessoa deve procurar:
Conselhos Tutelares
Conselhos Municipais de Assistência Social
Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente
Ministério Público do Trabalho
Superintendências Regionais do Trabalho
Ou pode ligar gratuitamente para o Disque Direitos Humanos (Disque 100)