home > noticias >

CIVISMO

Maçonaria de Itabela realiza sessão especial alusiva aos 195 anos da Independência do Brasil

Trabalhos apresentados fizeram analogia entre o Brasil maçônico colonial e o Brasil maçônico moderno

Por: CliC101 | Idalício Viana
Publicado em 07/09/2017 06:58

Publicidade

Com as presenças maciças dos Irmãos Maçons, senhoras da Fraternidade Feminina, jovens Escudeiros, iniciando da Ordem Demolay e Filhas de Jó, a Loja Maçônica Fraternidade Itabelense realizou na noite desta quarta-feira (6) uma sessão especial comemorativa dos 195 anos da Independência do Brasil.

Conduzida pelo Venerável Mestre Warley Pires, no transcorrer da sessão foi feito um relato histórico da participação relevante da Maçonaria nos principais acontecimentos que antecederam a manhã histórica do dia 7 de setembro de 1822, quando o Imperador Perpétuo do Brasil, Dom Pedro I, proferiu as célebres palavras:

“Laços fora soldados. A corte portuguesa quer mesmo escravizar o Brasil. De hoje em diante, estamos definitivamente separados de Portugal. Independência ou morte, seja nossa divisa”.

 

Foi a Maçonaria que, junto aos povos, trouxe novas idéias de liberalismo democrático que tiveram início na França e Inglaterra no século XVII, e que no século seguinte se estendeu por toda Europa e América, sendo excepcional sua contribuição para a grandeza do Brasil, não se podendo negar sua influência nos episódios fundamentais da história brasileira. Nem os mais intransigentes e rancorosos inimigos ocultam isso, sem trair a verdade histórica.

 

Ao final, foram feitos agradecimentos aos Veneráveis Irmãos Coordenadores Regionais Emerson Vasconcelos e Aldair Neder, e ao Irmão 1º Vigilante da Loja Fraternidade 5 de Novembro, Arenilton Júnior, pelo desenvolvimento da sessão, e em especial a todos os presentes, que desfrutaram da noite cívica sobre a luta da Maçonaria pela independência do Brasil.

 

Reflexão

“Com a proteção do Supremo Arquiteto do Universo, voemos sempre em céu de brigadeiro e naveguemos sempre em mar calmo de águas claras e límpidas, rumo a uma Maçonaria cada vez mais forte, pujante, onde estejam sempre vivos os ideais de liberdade, igualdade e fraternidade, e que estejam cultivadas e produtivas a fé, a justiça social e a solidariedade humana” (Idalício Viana)








Comentários do público:

Publicidade
0