Há mais de 300 anos eles são muito importantes para a vida do povo brasileiro levando e trazendo correspondências que emocionam quem recebe e deixam felizes quem envia. Quando ele chega à porta de uma casa e diz, “correspondência para você”, a esperança é que naquele envelope tenha uma declaração de amor, de saudade ou até mesmo uma carta comunicando uma aprovação ou a liberação de um benefício social.
Dentre as 417 cidades existentes na Bahia, e as centenas de Correios, destacamos o município de Guaratinga, localizado no extremo sul, onde existem dois abnegados Carteiros que dedicam suas vidas a levar as correspondências até as 6.700 residências existentes na cidade.
Começamos falando do jovem Adam Cesar Matias e Silva que nasceu em Eunápolis em 1985, fruto do amor entre Elizabete Matias e Amsterdam Vieira. Adam viveu sua juventude buscando oportunidade de trabalho e acabou conquistando em 2008 seu espaço, através de um Concurso Público para Carteiro. Adam se sente recompensado cada vez que entrega correspondências importantes como, por exemplo, a aprovação da Aposentadoria.
“Fico muito feliz quando entrego correspondências do INSS informando que a Aposentadoria ou Benefício foi concedido. Nesse momento alguns clientes até se emocionam e isso é especial para mim”, declarou ele a nossa reportagem.
Entrevistamos também Arthur Mascarenhas, presente dado por Deus aos pais José Arthur e dona Rosana em 1986 na cidade de Itamaraju. Há cinco anos concursado e vivendo diariamente o prazer de ser Carteiro nos Correios, o jovem mensageiro tem buscado sempre fazer o melhor dentro da sua profissão. Tem valorizado aqueles que esperam das suas mãos boas notícias e mensagens acolhedoras.
Ele declarou que “se sente cada dia mais comprometido com o seu trabalho e com a comunidade de Guaratinga. É uma satisfação e felicidade poder colaborar para o bem-estar das pessoas”.